• Matéria: Geografia
  • Autor: L1717
  • Perguntado 4 anos atrás

Transformações da vida no campo – Agricultura familiar
Novo Rural defende a ideia de que as áreas rurais do Brasil já não se restringem mais às atividades relacionadas à agropecuária ou agroindústria. Nas últimas décadas, o campo vem se transformando em um espaço múltiplo, com novas funções que extrapolam tais práticas e oferecem diferentes oportunidades de trabalho e renda e com as novas atividades rurais não agrícolas sendo exercidas pelas famílias que residem no campo, a realidade rural brasileira mudou. No Novo Rural, a produção agrícola representa apenas uma parte do trabalho e da renda. Hoje, por exemplo, um agricultor, sua esposa e filhos, além de criar suínos, também oferecem serviços de consultoria ambiental, transformam o açude em “pesque e pague” e organizam festas na paróquia da região.
É neste contexto de transformações que nasce o fenômeno da pluriatividade, caracterizado pela combinação de múltiplas ocupações, agrícolas e não agrícolas assumidas pelos membros de uma mesma unidade familiar.
Ainda há muito a ser feito para termos no país um ambiente rural realmente próspero. Faltam políticas de urbanização, reforma agrária transparente, acesso a bens e serviços (educação, saúde...) e uma legislação que reconheça as novas ocupações rurais, como o peão de boiadeiro, o caseiro (é um trabalhador rural ou empregado doméstico?) e o criador de rãs, por exemplo, que ainda é considerado pecuarista. Por outro lado, esse Novo Rural não deixa de ser um estimulante espaço de mudança, com novas oportunidades e desafios, sejam eles agrícolas ou não.
A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados). A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e ainda, para o consumo de parte da população. Cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são frutos da agricultura familiar. Vale frisar que, nesse processo, técnicas de cultivo e extrativismo que englobam práticas tradicionais e conhecimento popular estão presentes. Além disso, as famílias vivem da venda de produtos que plantam. A agricultura familiar se torna mais importante porque colabora para a geração de renda e emprego no campo e ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola. Sendo assim, a qualidade dos produtos é superior aos outros convencionais.
1- Qual a ideia defendida pelo Novo Rural?
2- Copie o exemplo dado no texto de que a produção agrícola representa apenas uma parte do trabalho e da renda.
3- Quais são as características da pluriatividade?
4- Quais vantagens da agricultura familiar são citadas no texto?
5- Que conclusão pode ser tirada do gráfico ao lado?
6- A agricultura familiar ganha cada vez mais importância no mundo. O ano de 2014 foi considerado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), fruto da iniciativa de movimentos sociais do campo com apoio de vários governos, inclusive do Brasil.
Considerando a agricultura familiar no Brasil, é correto afirmar que:
A-( ) A agricultura familiar é responsável pela maior parte da alimentação básica do dia a dia do brasileiro, mas como a produção brasileira de gêneros alimentícios não é suficiente, é necessário importar a maior parte dos produtos alimentícios consumidos no Brasil.
B-( ) A agricultura de base familiar tem se destacado principalmente pela exportação da maior parte dos produtos agropecuários das lavouras brasileiras.
C-( ) A agricultura familiar é uma forma de produção onde são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado.
D-( ) Com a modernização da agricultura, os agricultores familiares não têm problemas com o cultivo do solo, com a produção de alimentos e com sua comercialização, competindo igualmente no mercado com os grandes produtores de grãos.

ME AJUDEM PFVR


Anônimo: Entra no spotify e digita: Podcast Chá de Fita

Respostas

respondido por: fernandesguimaraesar
23

Resposta:

1= a ideia de que as áreas rurais do Brasil já não se restringem mais as atividades relacionadas a agropecuária ou agroindústria.

2= por exemplo,um agricultor ,sua esposa e filhos ,além de criar suínos, também oferecem serviços de consultoria ambiental, transforma o açude em "Pesque e Pague" e organizam festa na paróquia da região.

3= é caracterizado pela combinação de múltiplas ocupações, agrícola e não agrícola assumidas pelos membros de uma mesma unidade familiar.

4= Agricultura Familiar se torna mais importante porque colabora para a geração de renda e emprego no campo e ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola. sendo assim, a qualidade dos produtos é superior aos outros convencionais.

5=qual o gráfico

6=correta a alternativa "B"


Anônimo: Entra no spotify e digita: Podcast Chá de Fita
liriel8414: obg
Perguntas similares