As práticas de intervenção estatal na economia durante a Idade Moderna ficaram conhecida como mercantilismo, caracterizado:
A ) Pela limitação das atividades da companhias privadas, dados os privilégios concedidos às empresas estatais.
B ) Pela preocupação com o enriquecimento da burguesia em detrimento da nobreza feudal, garantindo a aliança de burgueses.
C ) Pelo monopólio metropolitano entre as colônias da America, que passou a estimular as disputas entre as empresas burguesas dos mercados.
D ) Pelas teorias metalistas, responsáveis por práticas protecionistas, que promoveram grande rivalidade entre a nações européias.
Respostas
C - pelo monopólio metropolitano entre as colônias da América, que passou a estimular as disputas entre as empresas burguesas dos mercados.
Resposta:
Oi!! Tudo bem?
•As práticas de intervenção estatal na economia durante a Idade Moderna ficaram conhecida como mercantilismo, caracterizado:
A ) Pela limitação das atividades da companhias privadas, dados os privilégios concedidos às empresas estatais.
A ) Pela limitação das atividades da companhias privadas, dados os privilégios concedidos às empresas estatais.B ) Pela preocupação com o enriquecimento da burguesia em detrimento da nobreza feudal, garantindo a aliança de burgueses.
✓C ) Pelo monopólio metropolitano entre as colônias da America, que passou a estimular as disputas entre as empresas burguesas dos mercados.
C ) Pelo monopólio metropolitano entre as colônias da America, que passou a estimular as disputas entre as empresas burguesas dos mercados. D ) Pelas teorias metalistas, responsáveis por práticas protecionistas, que promoveram grande rivalidade entre a nações européias.
Explicação:
O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo.
Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano. Por conta disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil. É importante considerar que o mercantilismo adotou características distintas de acordo com a realidade e a necessidade de cada país europeu.
Alguns exemplos clássicos de Estados Nacionais Modernos foram Inglaterra, França, Espanha e Portugal, que surgiram com o poder centralizado na figura do rei. Junto do rei, surgiu todo um aparato burocrático responsável pela administração, em questões políticas, sociais, econômicas, da nação. O surgimento dos Estados Modernos apoiou-se diretamente no poder da burguesia na luta para pôr fim aos privilégios de parte da nobreza feudal.
Espero ter ajudado vc!!
:)♥️