• Matéria: Música
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

Acerca da Idade Média e suas características principais, julgue os itens:




A Igreja ditou as regras culturais, sociais e políticas da época, interferindo inclusive na produção musical.


Resposta 1

Os trovadores e os menestréis eram músicos populares, cantavam acompanhados de instrumentos típicos da época, seus temas eram amor e batalhas. (V) (F)


Resposta 2

A polifonia teve seu início no período medieval, mas não foi na Idade Média o auge de seu desenvolvimento. (V) (F)


Resposta 3

Música profana é toda e qualquer produção musical que seja contrária à igreja católica. (V) (F)


Resposta 4

A música mais antiga que conhecemos daquela época, popular ou não, era o ''cantochão'', mas a utilizada em serviços litúrgicos se chamava ''canto gregoriano''. (V) (F)


Resposta 5

O canto gregoriano normalmente era cantado por homens, em uníssono ou solo, sempre à capela. (V) (F)


Resposta 6

Música profana é toda e qualquer produção musical que não seja sacra. (V) (F)


Resposta 7

O canto gregoriano era composto por uma monofonia, podendo ser polifônico quando mais de uma pessoa o executava. (V) (F)

Respostas

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

1-V

Menestréis – eram cantores, músicos, dançarinos, ator, palhaço, acrobatas, dramaturgos e malabaristas que vagavam de um lugar para o outro, entretendo as pessoas. Eram tidos como artistas menores. Trovadores – faziam parte da nobreza e compunham música e poesia tendo o amor como tema preferido

2-F

As primeiras obras polifônicas surgem na alta Idade Média, ainda no ambiente profano, sob a forma de cânones. A prova mais antiga existente de uma tentativa para estabelecer regras na polifonia primitiva da música ocidental se encontra em um método publicado no Século IX com o título em Latim, Musica enchiriadis.

3-F

Música profana ou música secular é, em oposição à música cristã (ou ainda à música sacra), a música destituída da temática religiosa.

4-V

A música “monofônica” (que possui uma única linha melódica), sacra ou profana, é a mais antiga que conhecemos, é denominada de “Cantochão”, porém a música utilizada nas cerimônias católicas era o “canto gregoriano”.

5-V

O rito religioso dos cristãos impunha a participação exclusiva dos homens, a mulher não entrava nas igrejas, não podia participar da celebração, que dirá cantar! ... Cantado em latim, o repertório do Cantochão produzido entre os séculos IV e IX é comumente chamado de “Canto Gregoriano

6-F                                                                                                                        Música sacra é a música religiosa, como a de Roberto Carlos "Jesus Cristo eu estou aqui" e a profana é a oposição da música sacra, a música profana teve destaque com a perda de poder da igreja católica na idade média

7-F não tenho ctz

O canto gregoriano, também chamado de cantochão, é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o órganon, com o ritmo livre e não medido, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana.


Anônimo: muito obrigada mesmo!!!
Anônimo: dnd
Perguntas similares