4 - Leia o texto sobre o trabalho escravo no Brasil atual para responder a questão a seguir.
Situação no Brasil
O número de trabalhadores escravizados no Brasil varia de 25.000, segundo cálculo da
Comissão Pastoral da Terra (CPT) há 40.000. pela estimativa da Confederação Nacional dos
Trabalhadores na agricultura (Contage). Pecuária e desmatamento respondem por tres quarto
da incidência de trabalho escravo. Atividades agricolas, de extração de madeira e produção de
carvão também registram muitos casos.
As estatísticas da Secretaria de Inspeção do Trabalho dão dimensão dos resultados obtidos
Entre 1995 e 2003 foram fiscalizadas 1011 fazendas e libertados 1726 trabalhadores. Se
incluído o primeiro semestre de 2004 o número de trabalhadores libertados é de cerca de
16.000. Quase toda semana ha notícias de operações bem sucedidas. O estado com maio
número de libertados é o Pará, seguido do Mato Grosso, Bahia e Maranhão
Introdução: Observatório social em revista. N. 6.6 jun. 2004
considerando a atual situação econômica do Brasil e os benefícios trabalhista conquistados ao longo do século XX é possível explicar a complexa situação apresentada no texto acima como:
A) resultado de treinamento de mão de
B) resultado de um processo de exclusão social pela questão racial
C) resultado da expansão da agronegócio e da exportação de produtos agrícolas
D) resultado de processo histórico de concentração de renda e exploração de mão de obra sem regulamentação adequada precarização e flexibilização das condições de trabalho
E) resultado do ócio e desinteresse de pessoas pobres que a partir da abolição não procuraram obter terras ou melhora a posição social
Respostas
Resposta:
alguem responde ae plse
Explicação:FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Espanha e Portugal foram pioneiros na expansão marítimo-comercial europeia, iniciada no século XV, que ficou conhecida como as Grandes Navegações e que resultou na conquista de novas terras. Essas conquistas geraram diversas tensões e conflitos entre os dois países que, na tentativa de evitar uma guerra, em 7 de junho de 1494, assinaram o Tratado de Tordesilhas, na pequena cidade de Tordesilhas, na Espanha. Esse tratado estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África), dividindo o Mundo entre Portugal e Espanha: as terras situadas a leste seriam de domínio português, enquanto as terras a oeste seriam de domínio espanhol. No entanto, esses limites não foram respeitados, e terras que seriam da Espanha foram ocupadas por portugueses e brasileiros, contribuindo para que o nosso país adquirisse a forma atual.
IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
As atividades econômicas desenvolvidas no Brasil colônia representaram fator essencial para a expansão territorial brasileira. A economia colonial girava em torno da produção de gêneros primários voltados, na maior parte, para a exportação e para as necessidades da metrópole portuguesa. Daí o caráter litorâneo e periférico da ocupação do território brasileiro durante os primeiros séculos.
A primeira riqueza explorada em solo brasileiro foi o pau-brasil, uma das espécies florestais nativas da Mata Atlântica. Foi muito procurado nessa época porque sua madeira era utilizada pelos europeus na fabricação de um corante. Depois do pau-brasil, a cana de açúcar transformou o litoral do Nordeste na mais importante região econômica da colônia até o início do século XVIII. A atividade açucareira passou a constituir a principal atividade econômica, e o Brasil tornou-se colônia do açúcar. Paralelamente à economia canavieira, a expansão da pecuária, da mineração, das bandeiras, das missões jesuíticas e da coleta das “ drogas do sertão “ provocou a interiorização e o alargamento do território português em áreas que pertenciam à Espanha.
Todas essas atividades econômicas ( ilhas econômicas ) foram fundamentais para a expansão do Brasil além da linha de Tordesilhas, expandindo o território brasileiro no sentido oeste, abrangendo terras que pertenceriam a Espanha, dentro do Tratado de Tordesilhas. Essas atividades contribuíram para o surgimento de várias vilas e cidades, aumentando cada vez mais a população e expandindo o território brasileiro. Nesse período, as atividades econômicas encontravam-se dispersas pelo território brasileiro, que funcionava como um “ arquipélago econômico “ ou “ ilhas econômicas “ . Essa denominação deve-se ao fato de as atividades serem regionais, isoladas umas das outras, como as plantações de cana de açúcar no Nordeste, a mineração no Sudeste, a extração de borracha no Norte, etc.
Drogas do Sertão : Denominação dada a produtos como cacau, pimenta, sementes oleaginosas, castanha, madeira de lei, baunilha, entre outros, explorados na Amazônia durante o período colonial.
ATIVIDADES
ATENÇÃO: Marcarei um dia para a entrega da Atividade na Escola, OK. Nesse momento copiem as perguntas no caderno e responda as questões.
1º PARTE - De acordo com minha explicação no áudio (watshapp), vídeo do Youtube e o texto em questão, resolva as questões abaixo:Por que inicialmente na colonização brasileira as terras do país ficaram divididas entre Espanha e Portugal?
O início da colonização brasileira foi marcado por atividades econômicas que contribuíram em muito para a expansão do território brasileiro. Quais foram essas atividades?
Por que as atividades econômicas foram chamadas de “ ilhas econômicas “ ou “ arquipélago econômico “?
Uma das principais atividades econômicas eram as explorações das drogas do sertão na região da Amazônia. Quais eram essas “ drogas do sertão “?
Resposta:
D) resultado de processo histórico de concentração de renda e exploração de mão de obra sem regulamentação adequada precarização e flexibilização das condições de trabalho