Respostas
Resposta:aaaaaaaaaaaa
Explicação:FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Espanha e Portugal foram pioneiros na expansão marítimo-comercial europeia, iniciada no século XV, que ficou conhecida como as Grandes Navegações e que resultou na conquista de novas terras. Essas conquistas geraram diversas tensões e conflitos entre os dois países que, na tentativa de evitar uma guerra, em 7 de junho de 1494, assinaram o Tratado de Tordesilhas, na pequena cidade de Tordesilhas, na Espanha. Esse tratado estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África), dividindo o Mundo entre Portugal e Espanha: as terras situadas a leste seriam de domínio português, enquanto as terras a oeste seriam de domínio espanhol. No entanto, esses limites não foram respeitados, e terras que seriam da Espanha foram ocupadas por portugueses e brasileiros, contribuindo para que o nosso país adquirisse a forma atual.
IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
As atividades econômicas desenvolvidas no Brasil colônia representaram fator essencial para a expansão territorial brasileira. A economia colonial girava em torno da produção de gêneros primários voltados, na maior parte, para a exportação e para as necessidades da metrópole portuguesa. Daí o caráter litorâneo e periférico da ocupação do território brasileiro durante os primeiros séculos.
A primeira riqueza explorada em solo brasileiro foi o pau-brasil, uma das espécies florestais nativas da Mata Atlântica. Foi muito procurado nessa época porque sua madeira era utilizada pelos europeus na fabricação de um corante. Depois do pau-brasil, a cana de açúcar transformou o litoral do Nordeste na mais importante região econômica da colônia até o início do século XVIII. A atividade açucareira passou a constituir a principal atividade econômica, e o Brasil tornou-se colônia do açúcar. Paralelamente à economia canavieira, a expansão da pecuária, da mineração, das bandeiras, das missões jesuíticas e da coleta das “ drogas do sertão “ provocou a interiorização e o alargamento do território português em áreas que pertenciam à Espanha.
Todas essas atividades econômicas ( ilhas econômicas ) foram fundamentais para a expansão do Brasil além da linha de Tordesilhas, expandindo o território brasileiro no sentido oeste, abrangendo terras que pertenceriam a Espanha, dentro do Tratado de Tordesilhas. Essas atividades contribuíram para o surgimento de várias vilas e cidades, aumentando cada vez mais a população e expandindo o território brasileiro. Nesse período, as atividades econômicas encontravam-se dispersas pelo território brasileiro, que funcionava como um “ arquipélago econômico “ ou “ ilhas econômicas “ . Essa denominação deve-se ao fato de as atividades serem regionais, isoladas umas das outras, como as plantações de cana de açúcar no Nordeste, a mineração no Sudeste, a extração de borracha no Norte, etc.
Drogas do Sertão : Denominação dada a produtos como cacau, pimenta, sementes oleaginosas, castanha, madeira de lei, baunilha, entre outros, explorados na Amazônia durante o período colonial.
ATIVIDADES
ATENÇÃO: Marcarei um dia para a entrega da Atividade na Escola, OK. Nesse momento copiem as perguntas no caderno e responda as questões.
1º PARTE - De acordo com minha explicação no áudio (watshapp), vídeo do Youtube e o texto em questão, resolva as questões abaixo:Por que inicialmente na colonização brasileira as terras do país ficaram divididas entre Espanha e Portugal?
O início da colonização brasileira foi marcado por atividades econômicas que contribuíram em muito para a expansão do território brasileiro. Quais foram essas atividades?
Por que as atividades econômicas foram chamadas de “ ilhas econômicas “ ou “ arquipélago econômico “?
Uma das principais atividades econômicas eram as explorações das drogas do sertão na região da Amazônia. Quais eram essas “ drogas do sertão “?
Resposta: Smith defendia que o trabalho deveria ser feito em etapas para que todo trabalhador melhorasse seu empenho ao longo da produção. Além disso, defendia que cada nação deveria produzir apenas alguns poucos produtos para vendê-los no mercado.
Explicação: espero ter ajudando