Respostas
Resposta:
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Explicação:
Resposta:
Os elementos mais importantes do Renascimento eram: a valorização da cultura greco-romana, como paradigma no plano intelectual e artístico; a glorificação do homem, o qual foi colocado no centro de tudo (antropocentrismo); a busca de um padrão intelectual que transcendesse as fronteiras nacionais (universalismo);
Antropocentrismo: O antropocentrismo é uma concepção que considera a humanidade como centro do universo, que é avaliado de acordo com a sua relação com o ser humano. As perspectivas intelectuais antropocentristas tomam como único paradigma de juízo as peculiaridades da espécie humana, ampliando indevidamente aspectos da sensibilidade e consciência humanas a todos os eventos e seres, impedindo a percepção e aceitação de informações não relacionadas à humanidade.
Universalismo: Universalismo é um conceito e um construto filosófico e teológico que advoga o ponto de algumas ideias terem aplicação ou aplicabilidade universal. Uma comunidade que se chama a si própria universalista pode enfatizar os princípios universais da maioria das religiões e aceitar outras religiões de uma forma inclusiva, a crença universal de reconciliação entre a humanidade e o divino. Algumas formas de religiões Abraâmicas reivindicam o valor universal de sua doutrina e dos seus princípios morais, e, assim, "sentem-se incluídos".
Explicação: