Respostas
Resposta:
De uma família de origem humilde, Joaquim José nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Com a morte prematura dos pais, Joaquim José precisou exercer inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de “Tiradentes”. Em pleno período colonial, o Brasil gerava muitos lucros à Coroa Portuguesa através da exploração do ouro mineiro, que era totalmente destinado à metrópole. Além disso, ainda eram cobrados altos impostos da população. O quinto, por exemplo, equivalia a cerca de 20% do total de ouro extraído.
Intelectual, Tiradentes se inspirou nas ideias de revolucionários iluministas e na independência dos Estados Unidos. Seu objetivo era libertar o país do domínio português e o povo da opressão. Assim, juntou-se a padres, coronéis, poetas e advogados, para planejar um motim contra a metrópole.
O movimento, chamado de Inconfidência Mineira, eclodiu quando um membro do grupo, Joaquim Silvério, traiu a organização. Joaquim devia 700 contos ao rei de Portugal e, para ter a dívida perdoada, denunciou o plano às autoridades.
Tiradentes foi o único conspirador punido com a morte por ser o inconfidente de posição social mais baixa, haja vista que todos os outros ou eram mais ricos, ou detinham patente militar superior.
Resposta:
Os inconfidentes (pessoas que apoiavam a inconfidência) desejavam implantar o republicanismo na capitania de Minas Gerais, asassinando o governador. Tiradentes era um dos envolvidos, pois além de apoiar as ideias iluministas, também havia sido prejudicado pela gestão do visconde de Barbacena, ao ser retirado do comando da cavalaria. O movimento nem chegou a acontecer, todos os envolvidos foram denunciados, mas o único a ser sentenciado a morte foi Tiradentes, se tornando assim um grande símbolo de herói e de luta