Bernardino trabalha numa grande empresa de produtos eletrodomésticos, e suas funções de subgerente do setor de custos, permite que perceba algumas medidas que podem e devem ser melhoradas. Há alguns meses, seu chefe, o Sr. Silva, estabeleceu uma rotina de reuniões semanais. O objetivo é estimular o trabalho em equipe. Bernardino, um rapaz de grande potencial e vontade de subir na empresa, se animou com as reuniões; tanto que é um dos que mais opinam e dão sugestões de melhorias. Como trabalha no setor de custos, precisa ir aos vários setores de fabricação da empresa, o que o ajuda a perceber mudanças que podem ser feitas para reduzir custos. Várias de suas ideias nas últimas semanas foram acolhidas com entusiasmo pelo Sr. Silva e pelos colegas. Algumas, como é natural, não foram adiante, mas outras foram levadas até as instâncias mais altas da empresa e acabaram implementadas; sendo motivo de orgulho para Bernardino. Então, ele, que foi aluno da cadeira de Planejamento e Controle de Projetos da Universidade, resolveu apresentar as novas ideias sob forma de projetos, o que se acatadas, facilitaria muito sua implementação. No entanto, ele percebeu que não está recebendo o crédito pelas suas ideias e projetos. Notou, por exemplo, que o Sr. Silva é que recebeu tapinhas nas costas e cumprimentos depois daquele seu projeto sobre um novo tipo de processo de entrega de material. Nas reuniões semanais, o Sr. Silva se refere aos sucessos como “aquele nosso projeto”, mas nos contatos com seus superiores a tônica é “tive uma ideia”. Quando tentou falar sobre isso com o chefe, Bernardino notou que ele não dava muita abertura; Sr. Silva parecia ter realmente se convencido de que suas eventuais contribuições para a ideia/ projeto eram mais importantes que a ideia em si, e, portanto, o mérito devia mesmo ser dele. Mesmo lembrando o que sempre foi dito nas aulas de PCP, qualquer medida para reduzir custos não deve ser deixada de lado, principalmente por quem trabalha com custos, Bernardino tem preferido ficar calado nas últimas reuniões.
Sem esquecer que o conhecimento não tem propriedade, mas tem poder; explique quais seriam os desdobramentos de cada situação abaixo (lembre-se que argumentos precisam de justificativa). Bernardino deve:
a) Resignar-se, por que essas aparentemente são as regras do jogo na empresa?
b) Reclamar abertamente com o próprio Sr. Silva, arriscando-se a um confronto com o seu chefe direto? Procurar o chefe do Sr. Silva?
c) Buscar alianças entre os colegas da equipe para pressionar o Sr. Silva?
d) Procurar conhecer quais são as paredes invisíveis existentes?
e) Ou tornar-se ainda mais apático nas reuniões, só para ver como o Sr. Silva vai se virar?
f) Em sua opinião, qual seria a solução?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Ja conseguiu fazer?
Explicação:
Qualquer coisa eu ajudo
mariannert2009:
Ainda nao, quero
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás