Segundo informações divulgadas pela Fiocruz (2020), resultados apresentados no artigo Depressão e Ansiedade entre trabalhadores essenciais do Brasil e da Espanha durante a Pandemia de Covid-19: uma pesquisa pela Web (Depression and Anxiety Among Essential Workers From Brazil And Spain During The Covid-19 Pandemic:a websurvey), veiculado na revista científica Journal of Medical Internet Research, aponta que uma porcentagem considerável dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia sofrem com sintomas de ansiedade e/ou de depressão. A pesquisa ainda revelou que 27,4% dos entrevistados sofre com os sintomas das duas doenças ao mesmo tempo; 44,3% exagera no consumo de bebidas alcóolicas; 42,9% tiveram alterações em sua rotina de sono. Os questionários foram respondidos por 22.876 profissionais e aplicado entre os meses de abril e maio de 2020. Os resultados preliminares apontaram uma grande diferença entre os funcionários de serviços essenciais brasileiros e espanhóis: 55% dos brasileiros foram atingidos por sintomas de depressão e ansiedade, enquanto, na Espanha, foram 23%.
Disponível em: . Acesso em: 29 mai. 2021 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O desemprego, a ameaça de desemprego e a crise econômica gerados pelo novo coronavírus são fatores desencadeadores do estresse e da depressão, a Covid-19 tem gerado um impacto muito forte no mercado de trabalho.
II. As regiões em que se agregam múltiplos problemas sociais e de saúde devem ser alvo de atenção redobrada, pois a somatória dessas situações podem aumentar o risco do desenvolvimento de problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais.
III. Sabendo que o estilo de vida pouco saudável tende a desencadear ou a agravar problemas de saúde mental, as mudanças bruscas no estilo de vida ocasionadas pelo isolamento social podem causar problemas como depressão e ansiedade.
IV. As mudanças de hábitos, como a prática de exercício físico e o consumo de alimentos saudáveis, tem sido prática geral por todo o Brasil e por toda a Espanha, reduzindo consideravelmente a incidência de problemas mentais.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
33
Resposta:
I,II,IV
Explicação:
nayaracristinalopesa:
alternativa 4 - segundo o artigo Flavio ressalta que, nas grandes cidades do mundo, o estilo de vida tem sofrido pelo sedentarismo, má dieta, uso de álcool, tabagismo e solidão. Modificar esses comportamentos representa um grande desafio tanto para os indivíduos quanto para a saúde pública.
respondido por:
17
Resposta:
Alternativa 3 - III e IV
Explicação:
No enunciado diz que é com relação às informações contidas no texto, portanto o que se fala no texto são sobre os hábitos desenvolvidos durante a pandemia, as alternativas que falam sobre hábito são apenas III e IV.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás