• Matéria: História
  • Autor: raissa1198
  • Perguntado 4 anos atrás

a constituição de 1824 é um importante documento para o brasil, nela consta os direitos e deveres dos cidadãos do país. para que possamos entender as transformações ocorridas em nosso país, escolha três tópicos da constituição de 1824 e trace um paralelo com nossa atual constituição, elencando as principais diferenças e oque elas refletem na nossa sociedade

Respostas

respondido por: meshmidt
2

Resposta:

A Constituição de 1824, outorgada em 25 de março de 1824, foi a primeira Constituição do Brasil e foi elaborada para atender aos interesses do imperador d. Pedro I em não ter os seus poderes limitados pelo Legislativo. Essa Constituição foi elaborada por um pequeno conselho, depois que a Carta proposta pela Constituinte havia sido rejeitada pelo imperador.

A elaboração da Constituição de 1824 estava inserida no contexto de independência e consolidação do Brasil enquanto nação. O Brasil havia declarado a sua independência no dia 7 de setembro de 1822 como resultado dos desentendimentos entre as Cortes portuguesas e as elites econômicas e políticas brasileiras.

As Cortes desejavam “recolonizar” o Brasil, enquanto as elites daqui procuravam manter o nível de autonomia conquistado durante o Período Joanino. Essa diferença nos interesses e a postura cada vez mais intransigente das Cortes permitiram que se instaurasse no país um clima favorável pela sua independência.

Enquanto a ideia de independência conquistava adeptos entre as elites, começaram a se desenvolver propostas que defendiam a necessidade de uma Assembleia Constituinte no país. Por meio dela o país poderia ter uma Constituição, representação política, e poderia formular caminhos para ser administrado.

 

Explicação: espero ter te ajudado bons estudos

Perguntas similares