(ENADE, 2008) Acerca do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- É mais fácil separar nucleotídeos que unem as duas fitas complementares da molécula de DNA que separar nucleotídeos que pertençam à mesma fita. PORQUE
II- As ligações entre nucleotídeos que unem as duas fitas são ligações de hidrogênio (também chamadas de pontes de hidrogênio), enquanto as ligações que unem nucleotídeos da mesma fita são do tipo fosfodiéster.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Respostas
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
As ligações entre as duas fitas de DNA, são do tipo ligações de hidrogênio e são mais facilmente quebradas do que ligações entre os nucleotídeos em uma mesma fita, já que tais ligações são do tipo fosfodiéster (trata-se de uma ligação covalente e consequentemente mais difícil de ser quebrada).
É muito mais fácil separar as duas fitas complementares do que os nucleotídeos de uma fita só, isso porque as ligações entre duas fitas são formadas por pontes de hidrogênio, que são apenas interações intermoleculares muito frágeis, diferente das ligações fosfodiéster que ligam os nucleotídeos (alternativa B).
A ligação do DNA
Ela é feita horizontalmente por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas, já vertical a ligação é formada por ligações covalentes entre um carbono de uma desoxirribose e o grupamento fosfato.
Venha estudar mais sobre a dupla fita de DNA
https://brainly.com.br/tarefa/49364729