• Matéria: Português
  • Autor: Emanuelly578
  • Perguntado 4 anos atrás

Faça uma resenha crítica,descritiva,comparativa sobre o filme Heidi (A menina dos Alpes) Por favor,Agradeço quem ajudar!!!

Respostas

respondido por: suguinhamin3
2

Resposta:

Não há maneira de não se apaixonar pelo filme. É simpático, carismático e alegre, relembrando os clássicos infantis da década de 90 como Matilda e A Princesinha. Heidi é uma criança adorável, que com tão pouca idade tenta sempre tirar o melhor de cada situação. A positividade do longa cria uma empatia quase instantânea, tornando difícil não se apaixonar por ele. A obra de Spyri causa, sem dúvidas, afinidade e por isso sobreviveu por tantos anos e teve tantas versões cinematográficas e de animação.

Há um porém que deve ser mencionado. Não há uma sutileza em várias ocasiões. Elas acontecem de maneira cuspida, martelada, pontual, sem fluidez muitas vezes. É como se acontecessem porque devessem acontecer, porque no roteiro está escrito que isso vai acontecer e todos aceitaram assim. Como se alguém tivesse contado aos personagens como seria e eles simplesmente cumprissem com o combinado. Faltou uma sensibilidade para que as ações fossem vistas como parte natural da vida daquelas figuras. Não que isso atrapalhasse quem visse, mas pode causar um certo estranhamento e uma dificuldade de aceitar uma ou outra ocasião como sendo natural.

Entretanto, não há como estragar muito o filme. Todos os atores estão bem afinados em seus personagens. Obviamente, temos que falar da fofíssima Anuk Steffen, atriz que dá vida a menina protagonista. Muito bem no papel, a pequena parece estar mesmo se divertindo e se emocionando quando precisa, com um sorriso meigo e contagiante, que brilha na tela e causa muito empatia por sua Heidi. Bruno Ganz, o avô rabugento, também dá um show de interpretação. Desde o momento em que demonstra ser um velho turrão até ao que se torna um amoroso senhor (não há naturalidade entre esses momentos, mas não é problema do ator), ele não se perde na produção. O relacionamento construído entre ambos os atores na tela é crível e muito sensível, realmente bonito de se ver.

As imagens dos Alpes são fascinantes. Houve um cuidado muito grande para a construção desta produção, uma delicadeza no olhar colocado no filme. A neve, que em outras produções é sinônimo de tristeza ou de momentos de reflexão, aqui é utilizada como cenário para uma linda fotografia. A sonoplastia e a direção de arte também fazem um bom trabalho, entregando uma composição muito bem feita e delicada.

Alain Gsponer dirige este filme com paciência e apresenta um ótimo resultado. Não é uma obra infantiloide, e sim um longa familiar. Há uma doçura no modo como retrata Heidi e os personagens a sua volta, eles são críveis. Uma pena não ter conseguido dar mais fluidez ao roteiro, mas nada que o estrague de maneira irremediável.

espero ter ajudado . :)

Perguntas similares