é possível cozinhar alimentos com o calor irradiado pelo sol?se sim,como?
Respostas
Resposta:
Sim
O forno solar é uma tecnologia sustentável que transforma a luz do sol em calor para cozinhar alimentos, purificar água e esterilizar utensílios. O equipamento funciona a partir de uma caixa térmica com duas tampas, uma de vidro e outra refletora. A de vidro dá passagem à irradiação solar enquanto a refletora auxilia a concentração do calor, formando uma espécie de efeito estufa em escala reduzida. A temperatura dentro do forno chega a 150ºC.
Para entender melhor o funcionamento do forno solar basta imaginar um carro estacionado em uma rua ensolarada. Após passar minutos em contato com a irradiação do sol, o interior do automóvel apresenta altas temperaturas. Isso acontece porque o vidro permite a passagem da luz, mas aprisiona o calor dentro do veículo. A mesma coisa acontece com o forno solar, mas de forma proposital e com finalidades domésticas.
A principal função do forno solar é o cozimento de comida. Qualquer tipo de alimento pode ser preparado a partir dessa tecnologia, desde carnes até bolos e tortas. O usuário deve colocar dentro do equipamento uma panela preta (devido a facilidade da cor em transformar energia luminosa em calor) com os ingredientes, posicionar a tecnologia em uma área ensolarada e esperar a receita ficar pronta. Apesar de inusitado, o forno solar conserva o sabor, o aroma e os nutrientes das refeições. Dizer que o prato vai sair com gosto estranho é mito.
Resposta:
sim é possível!!
Explicação:
Quando o sol atinge os refletores de papel alumínio, a luz reflete dentro da caixa, onde fica a panela com a comida. Assim que a comida começa a esquentar, a temperatura raramente ultrapassa os 120°, o que torna essa técnica ideal para vegetais ensopados