A disputa comercial entre China e Estados Unidos causa preocupação em todo o mundo desde o começo de 2018, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, fez o primeiro anúncio de tarifas impostas sobre produtos chineses. Desde então, houve tentativas de acordo, novas ameaças e negociações de tréguas, sem que a situação chegasse a uma solução definitiva. Em dezembro de 2019, em uma primeira fase das negociações comerciais, os dois países decidiram suspender novas tarifas sobre importações. A decisão veio cerca de dois meses depois de Trump anunciar que estava chegando ao que seria uma "primeira fase" de um acordo comercial com a China. Essas novas rodadas de conversas vieram depois de um momento de piora nas tensões entre China e Estados Unidos. Em agosto de 2019, a disputa chegou a passar dos anúncios e ameaças de tarifas sobre produtos importados para o campo cambial. Isso porque, em reação a uma nova rodada de tarifas dos EUA, a China desvalorizou fortemente sua moeda, o Iuan, e foi acusada de manipulação.
O gráfico abaixo demonstra dados das importações dos EUA a China, desde 1985 até 2018.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2021.
Sintetizando as informações sobre a relação geopolítica entre EUA e China, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. As relações econômicas e as decisões geopolíticas são globalizadas, as consequências da guerra comercial entre EUA e China, as duas maiores potências econômicas do mundo, pode desestabilizar a geopolítica mundial, sendo o Brasil um dos grandes afetados por essa crise, pois possui intensas relações comerciais e políticas com esses países.
PORQUE
II. O principal motivo dessa guerra comercial é o mercado financeiro, contexto que tem início em 2007, quando acontece a Crise financeira Asiática, situação que forçou a China a fazer empréstimo dos EUA para conseguir estabilizar sua economia. Entretanto, essa relação obteve um peso na balança comercial americana, ao apresentar uma falta de dólar e um déficit de 419 bilhões.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA 3
Explicação:
A primeira afirmativa está correta, mas a segunda está equivocada, a crise asiática ocorreu em 2008 e não em 2007 como está colocado.
Sobre a disputa comercial entre China e os EUA, a alternativa correta é:
"A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa."
O principal motivo da guerra comercial entre China e os EUA é antiga, ela vem desde a Guerra Fria, mas ganhou proporções maiores em 2007, pouco antes da crise financeira americana, que afetou todo o mundo.
Essa Crise fez com que os EUA perdesse muito poder econômico e que a China fosse um dos melhores lugares para se empreender.
Em 2018 essa mudança ganhou proporções ainda maiores devido a tentativa de Donald Trump, ex-presidente dos EUA, de impor barreiras ao comercio China, e o o presidente da China, Xi Jinping, fez o mesmo.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/41355817
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.