5) Os genes para os olhos castanhos A, assim como para o destrimanismo C são dominantes respectivamente seus alelos para azuis a e o uso da mão esquerda c. Do casamento de um homem destro de olhos castanhos, cujo os pais e irmãos eram destros, com uma mulher canhota e de olhos azuis maceram 8 filhos : 4 destros de olhos castanho e 4 destros, porem olhos azuis.
a) Qual o genótipo mais provável dos pais;
b) Quais os possíveis genótipos dos descendentes;
c) Qual a probabilidade de um dos filhos com o genótipo do pai.
Respostas
5) a) O possível genótipo do pai é cc para destrimanismo e aa para cor dos olhos, enquanto a mãe possivelmente tem genótipo Cc para destrimanismo e Aa para a cor dos olhos.
Vamos analisar primeiramente o caráter destrimanismo. Sabendo que o pai é destro, e esse fenótipo só é gerado por um genótipo homozigoto recessivo, o genótipo dele tem que ser cc. Mas vendo o cruzamento desse casal, vemos que todos os filhos nasceram igualmente destros, sendo que a mãe deles é canhota. Portanto, para gerar filhos homozigotos recessivos, a mãe precisa ter pelo menos um alelo recessivo e para ser canhoto deve ter um alelo dominante.
Desse modo, descobrimos que a mãe possui genótipo heterozigoto Cc.
Analisando o caráter da cor dos olhos, vemos que o pai possui coloração castanha, que indica um genótipo homozigoto recessivo aa. Entretanto, metade dos filhos têm olhos castanhos e a outra metade têm olhos azuis. Para gerar ambos genótipos, a mãe precisa ter tanto o alelo dominante como o recessivo, já que o pai só possui alelos recessivos para esse caráter.
Assim, a mãe só pode ter genótipo heterozigoto Aa para a cor dos olhos.
b) Existem quatro genótipos possíveis para os descendentes, sendo eles CcAa, Ccaa, ccAa e ccaa.
Para descobrir quais os genótipos que podem ser gerados desse cruzamento, precisamos fazer um quadro de punet para cada caráter.
Destrimanismo:
c c
C Cc Cc
c cc cc
Cor dos olhos:
a a
A Aa Aa
a aa aa
Agora, basta juntar os possíveis genótipos de cada característica: Cc, cc, Aa e aa.
Destro de olho azul: ccAa
Destro de olho castanho: ccaa
Canhoto de olho azul: CcAa
Canhoto de olho castanho: Ccaa
c) A probabilidade de um dos filhos ter um genótipo igual ao pai é de 25%.
Para isso, basta dividir quantos genótipos dentre os possíveis são iguais ao do pai pela quantidade total de genótipos:
4 genótipos totais = CcAa, Ccaa, ccAa e ccaa.
1 genótipo igual ao do pai = ccaa
ou 25%