• Matéria: Biologia
  • Autor: isaesther
  • Perguntado 4 anos atrás

1- Como as vacinas são produzidas? Por que é importante as pessoas se vacinarem?
2- Qual a diferença entre as vacinas e os soros?
3- Baseado na resposta do exercício anterior, dê um exemplo de uso para a vacina e um para o soro.
4- Se o soro antiofídico combate o veneno da cobra, por que não temos vacina antiofídica?

Respostas

respondido por: Melisinhaa
2
1-resposta: Tudo começa nos laboratórios de pesquisa. O primeiro passo dos cientistas é identificar o agente causador da doença. No caso mais recentes, falamos do coronavírus. É preciso compreender não apenas as suas características, mas a maneira como ele se liga às células do nosso corpo ou à corrente sanguínea.

Os pesquisadores então avaliam centenas de moléculas e buscam a formulação ideal da vacina. Aquela que possa ser eficaz, sem desperdícios, e que não traga efeitos colaterais nocivos para o organismo. Somente depois desse período de testes é que se inicia a chamada fase “pré-clínica”. Nesse momento, são realizados testes em animais que possam comprovar a eficácia da composição.

2-resposta:

A vacina é considerada uma forma de imunização ativa. Isso se dá pelo fato de ela estimular nosso organismo a produzir anticorpos. Já o soro é intitulado como imunização passiva, pois os anticorpos são inoculados em outro organismo antes de serem aplicados em humanos.

3-resposta:
Vacina: VHB (vacina contra Hepatite B), VAP (contra poliomielite).

Soro: Soro antiofídico, usado em casos de picada de cobra.

4-resposta:

A vacina antiofídica, já patenteada pelas duas fundações, é uma alternativa ao soro antiofídico, tratamento tradicional contra o envenenamento por picada de serpentes.
Perguntas similares