Respostas
Resposta:
As competências socioemocionais servem para crianças e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.
ajudei? :D
Resposta:
Inicialmente, não podemos negar o quanto o mundo tem sido exigente. Com isso, as novas gerações são sempre estimuladas a estarem prontas para encarar os desafios que surgem. Desafios estes em forma de cobranças por resultados. De fato, esse perfil adotado nos últimos anos é apenas o reflexo de uma sociedade cada vez mais conectada. Feliz ou infelizmente, as pessoas precisam se adequar a esse novo formato e tentar obter a maturidade suficiente para saber lidar com as cobranças. Nesse sentido, as crianças devem ser apresentadas a uma série de atividades e rotinas que potencializem as competências socioemocionais. Dessa forma, elas estarão preparadas para encararem os desafios da adolescência e, posteriormente, da vida adulta.
Explicação:
Quando essas competências são adaptadas ao contexto escolar, os professores podem trabalhar com a educação socioemocional. Este processo é fundamental, pois ele garante o manejo e o entendimento das emoções manifestadas pelas crianças. Assim sendo, essa dinâmica também pode garantir a promoção da empatia e da capacidade de lidar com tomadas de decisão ainda na infância. Contudo, a educação socioemocional conta ainda com cinco eixos que são fundamentais para o desenvolvimento do aluno, são eles: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.