• Matéria: Português
  • Autor: precisodeajudaprecis
  • Perguntado 4 anos atrás

O que você faz com o seu tempo?



Estudo mostra que 35% dos brasileiros se dizem escravos das rotinas. Novas tecnologias e acúmulo de tarefas dão a sensação de mais velocidade. O estudo analisou, pela primeira vez, como os brasileiros fazem uso e como se relacionam com o tempo, destacando diferenças regionais e determinando perfis com base nas entrevistas.

Foram identificados dois tipos de pessoas: aquelas que se relacionam com o tempo observando a passagem na vida e outros que interagem diretamente com o cotidiano.

“A pessoa que se sente escrava é aquela que está sempre correndo atrás do tempo perdido. Geralmente, acumula muitas tarefas sem conseguir se planejar para a execução”, explica Silvia Cervellini, diretora executiva de negócios do Ibope Inteligência.

Mas o tempo está passando mais rápido hoje do que na época de nossos avós? O que mudou, diz Lauro Luiz Samojeden, chefe do Departamento de Física da UFPR, é que, com a celeridade das informações e o acúmulo de tarefas, a sensação é de que o tempo está passando com mais velocidade.

Foram as máquinas e as novas tecnologias que deram um novo ritmo ao uso do tempo pelos homens, explica o professor de Filosofia da PUCPR, Jelson Oliveira. Para ele, as máquinas surgiram com a promessa de abreviar o tempo de produção, mas essa estratégia deu mais tempo para que fossem acumuladas novas tarefas – a pesquisa mostra que 22% dos brasileiros dizem realizar atividades simultâneas, índice que na Região Sul é de 43,5%.

“A tecnologia abreviou o tempo, mas fez com que as pessoas estejam conectadas sempre, ampliando a sensação de mais tarefas e menos tempo. Esse novo ritmo está moldando as relações humanas, incluindo nos relacionamentos uma desculpa pronta: a falta de tempo”, acrescenta Oliveira.



Fonte: Ibope Inteligência. Infografia: Fabiane Lima/Gazeta do Povo (acessado em 23.03.2014)



(G1 - utfpr 2015) Segundo o texto, assinale a alternativa correta.
A
O estudo revela que não há diferenças regionais no uso do tempo pelos brasileiros e estrangeiros.
B
As máquinas e as novas tecnologias contribuíram para que o homem pudesse desacelerar e aproveitar melhor a vida.
C
A pessoa que se sente escrava é aquela que trabalha muitas horas e tem um salário insuficiente para manter o padrão de vida.
D
As tecnologias possibilitam que o homem faça mais coisas simultaneamente e tenha a sensação de mais tarefas e mais tempo.
E
A celeridade das informações e o acúmulo de tarefas dão a sensação de que o tempo está passando com mais rapidez.

Respostas

respondido por: noobbrcs16
1

Resposta: A celeridade das informações e o acúmulo de tarefas dão a sensação de que o tempo está passando com mais rapidez.

Explicação: parece a mais correta


precisodeajudaprecis: obrigado!
Perguntas similares