características das escolas antropológicas:
- Evolucionista
- Difusionista
- Culturalista
- Funcionalista
- Estruturalista
- Interpretativa
Respostas
Resposta:
evolucionista:Ela tem início no século XIX e é marcada pelo pensamento dicotômico que divide as sociedades em “primitivas” e “civilizadas”. Os pensadores que contribuíram para a Escola Evolucionista, de modo geral, defendiam uma espécie de evolucionismo das sociedades humanas.
difusionista:Havia dois centros principais da Teoria Difusionista, uma britânica e uma alemã. A escola Alemã foi conduzida pelo padre Wilhelm Schmidt e Fritz Graebner.. Acreditavam que traços culturais difundiam-se em círculos para outras regiões e pessoas através de centros culturais variados. ... O centro cultural era o Egito Antigo.
culturalista: A escola dá ênfase no processo de construção e identificação dos padrões culturais. ... Antropologia Interpretativa – Tem a interpretação que os povos nativos fazem de sua própria cultura como um dos principais temas. O principal representante é Clifford Geertz.
funcionalista:A escola do funcionalismo é considerada a combinação da ciência, da preocupação pelo prático, da ênfase no indivíduo e da teoria da evolução. Ela tem seu início no final do século XIX. O início formal do funcionalismo começou com a publicação do livro Princípios de Psicologia, de James.
estruturista:A Teoria Clássica se concentrava na organização formal e a Teoria das Relações Humanas somente na organização informal. Os estruturalistas apostaram no relacionamento entre ambas as organizações: a formal e a informal com abordagem múltipla.
interpretiva:Escola da Exegese possui as seguintes características: possuir uma concepção estritamente estatal do direito; o fato de focar-se exclusivamente na lei; e interpretar a lei baseando-se na intenção do legislador.