Respostas
Explicação:
Sabe-se que qualquer modificação ou alteração brusca de genes ou de cromossomas, pode provocar uma variação hereditária ou uma mudança no fenótipo.
A mutação ou alteração genética pode produzir uma característica favorável num dado ambiente e desfavorável noutro.
Nos seres humanos existem várias doenças provocadas por mutações ou pelas alterações genéticas, muitas delas cromossómicas e outras génicas. As cromossómicas como o próprio nome indica são alterações a nível dos cromossomas e as genicas afectam um gene.
As alterações genéticas podem geralmente resultar de transmissão hereditária, quando um dos pais é portador no seu código genético do gene causador da desordem, ou ainda devido a anomalias nos cromossomos. Estas podem ocorrer durante a divisão celular. A pessoa pode ter cromossomos a mais, a menos ou a estrutura destes se encontrar modificada.
Todas as alterações genéticas resultam da cópia, perda, substituição ou duplicação de informação genética já existente. Sendo assim, os evolucionistas gostam de dizer que a duplicação de genes representa adição de nova informação genética.
A ciência avançou no campo das descobertas de alterações genéticas ligadas a doenças. Já foram identificados vários padrões de mutações ou alterações genéticas que permitem a identificação precoce de indivíduos em risco aumentado de apresentarem problemas no decorrer de suas vidas.