“O que é Absolutismo?”.
Respostas
Resposta:
O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus nos séculos XVI ao XVIII.
Nele, o soberano centralizava todos os poderes do Estado em suas mãos, sem prestar contas à sociedade
Explicação:
Resposta:
Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão.
O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus nos séculos XVI ao XVIII. O clero também admira este movimento, pois era uma forma da Igreja continuar a não pagar impostos e seguir cobrando várias taxas.
Teóricos do absolutismo
Assim, o absolutismo seria uma espécie de família onde todos deviam obediência a um chefe. Este, por sua vez, seria encarregado de protegê-los e provê-los. Para ele, o poder era entregue pelo próprio Deus ao soberano e assim, a vontade do rei era a vontade de Deus. Bossuet foi o principal teórico do absolutismo do rei Luís XIV.
Estado Absolutista
O Estado absolutista se caracteriza por centralizar o poder e fazer valer a mesma lei em todo território do reino. O Absolutismo estabeleceu uma burocracia civil capaz de auxiliar o Estado. Assim, antigas medidas como «varas» e «onça» vão sendo abandonados e substituídos por «metros» e «quilos». A conservação e a segurança das estradas também seriam atribuições reais, uma medida que agradou os burgueses.
Vemos este fenômeno ocorrer na Espanha e até no Brasil, com a proibição de se usar a «língua geral».
Reis absolutistas
Na França, durante a dinastia Bourbon , consolidou-se o poder absolutista na pessoa do rei Luís XIV, o «Rei Sol» . Já na Inglaterra, o absolutismo de Henrique VIII , também foi apoiado pela burguesia, a qual consentiu no fortalecimento dos poderes monárquicos em detrimento do poder parlamentar.