Mais adiante no texto, o autor fala que os tubarões promoveriam guerras e convenceriam os pexinhos que eles eram diferentes uns dos outros e que eles eram mudos. Lembram que falamos sobre imperialismo, sobre a conquista dos territórios e a dominação dos povos pelos Europeus e Americanos? qual a relação entre a estória dos tubarões e o imperialismo? *
Respostas
Resposta:
Exibir mais01 QUEM SÃO OS PEIXINHOS E TUBARÕES NESSA ESPÉCIE DE ALEGORIA?
Essa espécie de alegoria representa uma suposta civilização no mar, onde os tubarões representariam um poder soberano ao assumir posições de governantes (grandes e poderosos, influenciadores e alienadores), ficando para os peixinhos o papel da população dominada e controlada por eles (classe baixa da sociedade, submissos
A dominação europeia na América
A situação dos peixes e dos tubarões do texto pode ser comparada à vivenciada pelos nativos americanos porque os europeus utilizaram de conflitos internos e da falta de comunicação entre as diferentes comunidades para dominar esses povos.
Após a chegada em território americano, os europeus iniciaram o processo de dominação e genocídio das populações nativas. Para garantir maior facilidade, os invasores estimularam conflitos que já existiam entre as diferentes comunidades que ocupavam o território.
Com os conflitos internos e falta de articulação conjunta, os nativos americanos se tornaram alvos fáceis. Além da vantagem estratégica os invasores eram beneficiados pela letalidade de suas armas e por doenças que trouxeram consigo e afligiram os indígenas.
Veja mais sobre os indígenas e a colonização em:
https://brainly.com.br/tarefa/47481798