• Matéria: Psicologia
  • Autor: Richardgenio4995
  • Perguntado 4 anos atrás

"A psicoterapia é um processo de desocultação desses imperativos aprisionantes que frequentemente impedem a apropriação de possibilidades existenciais. E sempre que deixamos de lado possibilidades existenciais ficamos em dívida com o nosso ser, sentindo-nos culpados." Evangelista, P. A Daseinsanalyse de Medard Boss.

Respostas

respondido por: lucienefontesmel
0

Resposta:

Além de conhecimentos sobre a medicina ocidental, Boss conhece profundamente a psicanálise. Em 1925 muda-se para Viena, onde inicia sua análise didática com Freud. Forma-se médico em 1928 pela Universidade de Zurique e assume o posto de assistente de Eugen Bleuler, com quem aprofunda a interpretação psicanalítica dos fenômenos psicopatológicos estudados na Clínica Psiquiátrica Burgholzli. É nessa mesma clínica que entra em contato com o pensamento fenomenológico dos psiquiatras Jaspers, Minkowski e Binswanger, iniciando sua crítica à metapsicologia freudiana, que ele considera restritiva para a compreensão dos fenômenos encontrados no processo psicanalítico, que ele investiga tanto nas clínicas psiquiátricas em que trabalha quanto em seu consultório particular, inaugurado em Zurique em 1935 (Stern, 1979/1994).

Explicação:

Apesar de pouco conhecida, a obra de Boss é reconhecida internacionalmente. Em 1951 é eleito Presidente da Sociedade de Medicina Suíça, permanecendo no cargo até 1958, e em 1954, presidente da Federação Internacional de Psicoterapia Médica até 1967, além de receber convites de universidades nas Américas e na Ásia para apresentar o trabalho que estava desenvolvendo. É convidado para lecionar em universidades em Lucknow, Delhi e Bangalore entre 1956 e 1959 e publica um relato dessas viagens e de suas descobertas já em 1959. Na Índia, assim como na Indonésia, Boss entra em contato com modos de vida e filosofias orientais, que repercutem na sua compreensão do adoecimento humano. Nesses lugares, entretanto, é convidado para lecionar sobre práticas de cura ocidentais, levando seu conhecimento médico e psicológico a esses povos que rapidamente se ocidentalizavam (Boss, 1959/1965).

Perguntas similares