A história da União Soviética começou com a Revolução de 1917, numa tentativa de implementar o socialismo marxista na prática. Mais tarde, a URSS tornou-se um Estado policial sob o comando de Stálin. Contudo, a partir da década de 1970, o planejamento econômico, pilar do regime socialista (por oposição ao livre-mercado) começou a dar sinais de esgotamento. O controle rígido da economia pela burocracia estatal gerou estagnação em vez de crescimento. Aos poucos, o desabastecimento até de mercadorias de primeira necessidade tornou-se a regra da economia soviética. Nesse pano de fundo, em 1985, subiu ao poder Mikhail Gorbachev que, para evitar o colapso do sistema, tentou implementar dois grandes programas político-econômicos:
a) “Perestroika” e “Glasnost”.
b) “Bolcheviques” e “Mencheviques”.
c) “Gulags” e “Plano Quinqüenal
d) “Kolkozes” e “Soukozes”.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Letra B) Perestroika e Glasnost.
Explicação:
respondido por:
1
Sobre duas grandes medidas na história da URSS podemos afirmar que são a) “Perestroika” e “Glasnost”.
Perestroika e Glasnost são medidas de natureza econômica e política com a adoção nos anos de 1980 na União Soviética que tinha como finalidade a modernização do mercado econômico de modo a possibilitar uma abertura política. Elas foram importantes nesse contexto histórico de produção.
O que é a URSS?
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou URSS é um estado de natureza socialista que se localiza com o norte da Eurásia que teve sua extensão nos mares báltico e negro que foi até o Oceano Pacífico.
Leia mais sobre União Soviética em https://brainly.com.br/tarefa/373709
#SPJ3
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás