• Matéria: Geografia
  • Autor: miguelsndkjvnsak
  • Perguntado 4 anos atrás

ALGUEM RESUMI PRA MIM PFVV É URGENTE



Entre 2014 e 2016, o Brasil enfrentou uma forte crise econômica e, até hoje, vem sofrendo com as consequências no mercado de trabalho. Uma das grandes causas do desemprego foi a redução dos investimentos em vários setores, o que levou as empresas a produzir menos e a demitir parte de seus funcionários.
Como resultado, as pessoas também diminuíram o consumo e, assim, foi criado um ciclo de encolhimento na economia do país. Apesar de uma leve queda em 2017, logo em janeiro de 2019 o índice subiu ainda mais ainda e hoje o número de desempregados é muito alto, chegando a mais de 12 milhões de brasileiros.
Portanto, é preciso conhecer os seus motivos e tomar atitudes para tentar sair contornar essa situação. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post para conhecer algumas das causas do desemprego no Brasil.
1. Crise econômica
A crise brasileira ocorreu devido a uma série de fatores econômicos que, somados a conflitos políticos decorrentes dos escâ
escândalos de corrupção, ocasionaram um enorme descrédito do país — inclusive reduzindo a entrada de investimentos estrangeiros na economia.
Essa menor entrada de dólares provocou um desaquecimento do mercado e, naturalmente, as empresas começaram a diminuir o quadro de funcionários para não fechar as portas. Com isso, houve um menor consumo de bens e serviços, além da redução da necessidade de funcionários e da produção, o que formou um ciclo contínuo.
Logo, a primeira grande causa do desemprego é a crise econômica. Ela faz com que as organizações busquem saídas para diminuir os gastos, e, muitas vezes, o primeiro passo é despedir parte de seus colaboradores.
2. Redução de custos
Você já ouviu a expressão “uma coisa leva à outra”? Ela se encaixa muito bem nesse contexto, já que a primeira causa do desemprego (crise econômica) ocasiona a segunda (redução de custos).
Para sobreviver à crise e ao mercado competitivo, as empresas começam a reduzir os seus custos. Nesse momento, vale econo
economizar no cafezinho e até cortar outros pequenos gastos, até porque o número de colaboradores também foi reduzido.
Tudo isso causa um impacto significativo em todos os mercados, pois o efeito é como uma bola de neve. Uma empresa que fecha ou demite boa parte dos seus funcionários influencia a sobrevivência de toda a sua rede de fornecedores, em maior ou menor escala. O fato é que essa redução de custos pode ocasionar uma retração geral de uma economia.
3. Substituição de mão de obra por máquinas
Nas últimas décadas, a tecnologia vem avançando cada vez mais e, com sua ascensão, diversas vagas de emprego diminuíram ou até foram extintas. As indústrias estão tornando-se mais modernas e mecanizadas, utilizando mais máquinas e menos trabalhadores em sua linha de produção.
O detalhe é que o emprego da tecnologia não é visto somente dentro dos galpões das fábricas, como se pensava antigamente. O agronegócio é um setor que tem adotado o uso de diversos equipamentos, desde o preparo do solo
e irrigação até a colheita e acondicionamento dos produtos para a venda.
Por exemplo, são utilizados drones para identificar pragas e doenças de forma mais rápida e eficiente — realmente é um tipo de serviço em que é difícil para o ser humano competir.
Enfim, você não precisa ir até uma fábrica ou uma grande fazenda para observar essa realidade. Veja os terminais de autoatendimento em bancos, supermercados e shoppings — além disso, lembre-se de que você consegue realizar várias transações bancárias por meio de aplicativos online, sem precisar sair de casa.
4. Necessidade de profissionais mais capacitados
Infelizmente, uma das maiores causas do desemprego no Brasil ainda é a falta de qualificação profissional. Essa razão está fortemente associada às outras citadas anteriormente, uma vez que, em tempos de crise, os primeiros cargos cortados são aqueles que podem ser substituídos por algo que custe menos (máquinas, softwares) ou podem ser exercidos por uma pessoa que já tem outra função d

dentro da empresa.
Considere um exemplo prático: se antes as organizações tinham um engenheiro de campo e um motorista, hoje elas buscam um engenheiro que tenha habilitação para dirigir, reduzindo os custos do empreendimento.
Isso é um forte sinal para as pessoas que pretendem sobreviver nessa realidade e para aquelas que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, certo? Então, a questão passa a ser: o que fazer para conseguir escapar desse contexto desfavorável e alavancar a carreira?

Respostas

respondido por: emilysilvadossantos
0

Explicação:

Entre 2014 e 2016, o Brasil enfrentou uma forte crise econômica e, até hoje, vem sofrendo com as consequências no mercado de trabalho. Uma das grandes causas do desemprego foi a redução dos investimentos .

2019 o índice subiu ainda mais ainda e hoje o número de desempregados é muito alto, chegando a mais de 12 milhões de brasileiros. em vários setores, o que levou as empresas a produzir menos e a demitir parte de seus funcionários.Portanto, é preciso conhecer os seus motivos e tomar atitudes para tentar sair contornar essa situação. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post para conhecer algumas das causas do desemprego no Brasil.1. Crise econômica

A crise brasileira ocorreu devido a uma série de fatores econômicos que, somados a conflitos políticos decorrentes dos escâ

escândalos de corrupção, ocasionaram um enorme descrédito do país — inclusive reduzindo a entrada de investimentos estrangeiros na economia.

Redução de custos

Você já ouviu a expressão “uma coisa leva à outra”? Ela se encaixa muito bem nesse contexto, já que a primeira causa do desemprego (crise econômica) ocasiona a segunda (redução de custos).Para sobreviver à crise e ao mercado competitivo, as empresas começam a reduzir os seus custosNesse momento, vale econo

economizar no cafezinho e até cortar outros pequenos gastos, até porque o número de colaboradores também foi reduzido.Uma empresa que fecha ou demite boa parte dos seus funcionários influencia a sobrevivência de toda a sua rede de fornecedores, em maior ou menor escala.3. Substituição de mão de obra por máquinas

Nas últimas décadas, a tecnologia vem avançando cada vez mais e, com sua ascensão, diversas vagas de emprego diminuíram ou até foram extintas. As indústrias estão tornando-se mais modernas e mecanizadas, utilizando mais máquinas e menos trabalhadores em sua linha de produção.

O detalhe é que o emprego da tecnologia não é visto somente dentro dos galpões das fábricas, como se pensava antigamente.

Por exemplo, são utilizados drones para identificar pragas e doenças de forma mais rápida e eficiente — realmente é um tipo de serviço em que é difícil para o ser humano competir.

Enfim, você não precisa ir até uma fábrica ou uma grande fazenda para observar essa realidade.4. Necessidade de profissionais mais capacitados

Infelizmente, uma das maiores causas do desemprego no Brasil ainda é a falta de qualificação profissional. Essa razão está fortemente associada às outras citadas anteriormente, uma vez que, em tempos de crise, os primeiros cargos cortados são aqueles que podem ser substituídos por algo que custe menos (máquinas, softwares) Considere um exemplo prático: se antes as organizações tinham um engenheiro de campo e um motorista, hoje elas buscam um engenheiro que tenha habilitação para dirigir, reduzindo os custos do empreendimento.

Perguntas similares