Respostas
Oie. Vamos lá.
a) Num primeiro contato com um antígeno (que é o nome científico do agente infeccioso), nossos glóbulos brancos, chamados de leucócitos, entram em ação. Esses glóbulos se dividem em tipos diferentes de células, cada uma com uma função. Os neutrófilos e monócitos fagocitam, ou seja, comem as células infecciosas. Os linfócitos T e B atuam após esse primeiro ataque. Os linfócitos T tem capacidade de matar as células infectadas pelo antígeno e coordenar os linfócitos B, que produzem os anticorpos para aquele tipo específico de antígeno.
Se o contato com o mesmo antígeno acontece outra vez o processo se repete, mas células de memória do nosso corpo o reconhecem e anticorpos são produzidos desde cedo, fazendo com que a segunda enfermidade seja mais fácil de se resolver.
b) O vírus da gripe, não diferente dos vírus em geral, é muito propício a mutações genéticas. Nosso organismo não consegue identificar esse tipo de vírus após a mutação e, por isso, as vacinas acompanham as mudanças do vírus e são ministradas periodicamente.
Espero ter ajudado ;)