5-Enem, 2021) – Uma sombra pairava sobre as tão esperadas descobertas auríferas: a multidão de aventureiros que se espalhava por serras e grotões mostrava-se criminosa e desobediente aos ditames da Coroa e da Igreja.... Ao fim de dez anos, a tensão entre paulistas e forasteiros, entre autoridades e mineradores, só fazia aumentar. DEL PRIORE, M;VENÂNCIO, R. Uma Breve História Do Brasil. São Paulo: Planeta, 2010No contexto abordado, do início do século XVIII, a medida tomada pela coroa portuguesa visando garantir a ordem na região foi a 2 pontos A – Regulamentação da exploração do trabalho. B – Proibição da fixação de comerciantes. C – Fundação de núcleos de povoamento. D- Criação da Intendência das Minas. E – Extinção das capitanias hereditárias.
Respostas
Resposta:
D) CRIAÇÃO DA INTENDENCIA DAS MINAS
Explicação:
ESPEROTER AJUDADO:)
A medida tomada pela coroa portuguesa visando garantir a ordem na região das minas de ouro é a letra E) criação das intendências das minas.
No início do século XVIII, mais especificamente no ano de 1702, a metrópole portuguesa criou o órgão chamado "Intendência das Minas", que objetivava colocar ordem na região das minas de ouro. Esse órgão era responsável por cobrar impostos e supervisionar os processos de mineração.
Os bandeirantes, que eram os paulistas, foram atrás de prata e esmeraldas em Minas Gerais, e nessa busca, acabaram encontrando muito mais minérios do que esperavam. Posteriormente, foi descoberto também diamantes nas regiões.
Com o tempo, com a notícia de que lá havia ouro, outras populações começaram a migrar para a região, a fim de se aproveitar do ouro também. A vinda de forasteiros ocasionou em alguns conflitos históricos como a Guerra dos Emboabas.
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/2043592