Respostas
Atenas possuía a forma de governo democrática direta (restrita apenas aos homens livres, nascidos em Atenas, de pai e mãe atenienses), de educação cidadã, preocupada em formar atenienses capazes de discutir as problemáticas da pólis.
Diferentemente de Atenas, Esparta era uma diarquia (dois reis governavam) oligárquica (apenas a elite espartana tinha o direito de participação governamental), de educação militar, que treinava os homens espartanos, desde os 7 anos de idade, a serem soldados do exército de Esparta.
Resposta:
Explicação:
Dentre as várias diferenças educacionais entre as duas cidades, a principal é:
Na cidade de Atenas, a educação era voltada para a construção do homem por completo, ou seja, ensinava a seus cidadãos diversas disciplinas além das práticas de educação física e militar, tendo grande contribuição para o desenvolvimento da filosofia, pois, por meio de seus pensadores, desenvolveu a ideia de que o corpo era um sistema complexo e unificado com a alma. Já na cidade de Esparta, a educação era totalmente voltada ao militarismo desde a infância de seus cidadãos, constituindo-se assim uma cidade voltada para a guerra e a defesa dos interesses do estado, buscando o aperfeiçoamento das técnicas de batalha, dando maior ênfase a esse tipo de atividade. É preciso ressaltar que também recebiam conhecimento filosóficos, mas não foram tão profundos quanto os ensinados em Atenas.