Respostas
Resposta:
Teoricamente haveria uma relação entre religião e moral. Mas nem sempre. Explico:
Você pode ter comportamento moral baseado na sua vida, na educação que teve, nos livros que leu, nos exemplos que teve e não pertencer a nenhuma religião. Pode até não acreditar em Deus.
O contrário é a mesma coisa. Em geral toda religião impõe aos seus adeptos uma série de comportamentos que são considerados o "comportamento moral". Mas sabemos que dependendo da religião esses comportamentos mudam. Mudou a moral, então?
Uma mulher de saia e blusa sem mangas pode ser honestíssima e ter comportamento absolutamente moral e frequentar sua igreja. Mas se estivesse em um país de origem Mussulmana talvez fosse apedrejada pleo seu comportamento imoral, afinal, mostrar as pernas e o rosto naquele país pode ser um "comportamento imoral".
Veja como acontece no Brasil com os políticos e bicheiros. Sustentam igreja, vão à missa todos os domingos, beijam a mão dos padres, são padrinhos de metade das crianças do morro, enfim, verdadeiros baluarte da sociedade. Só que exploram a prostituição, mandam matar seus desafetos, fazem trafego de drogas, toda uma série de crimes. E isso seria comportamento moral?
Os políticos, então, pode perguntar a qualquer um do Valerioduto ou da máfia dos sanguessugas se eles não são tementes à Deus, se não frequentam Igrejas e etc... São santos homens. Mas será que tem "comportamento moral"?
Portanto, embora possa haver uma relação entre religião e moral, essa relação é tênue e nem sempre existente.