• Matéria: Filosofia
  • Autor: Serafimatheus14
  • Perguntado 4 anos atrás

“A razão é um bem humano. Nós a utilizamos em boa parte de nossas atividades. Você está fazendo isso agora. Para ler este texto, está reconhecendo as palavras, reunindo-as em frases e estabelecendo sentidos. Sem a razão, não poderíamos criar linguagem complexas, como as partituras musicais e nossos idiomas. Não poderíamos dialogar, escrever mensagens, resolver problemas e equações, formular teorias científicas, econômicas, políticas etc. Sem o auxílio do raciocínio, não desenvolveríamos instrumentos sofisticados, não construiríamos máquinas, carros, trens, barcos, espaçonaves, casas, edifícios, e monumentos. Também não criaríamos leis e norma de conduta. Enfim, sem a razão, não haveria o mundo humano”. ”(Melani, Ricardo. Diálogo: primeiros esudos em Filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2016.p. 15.). Este fragmento também é retirado da introdução do livro didático “Diálogo: primeiros estudos em Filosofia” de Ricardo Melani, na pagina 15 no subcapítulo “Racionalidade: um bem comum”. Neste trecho, Aristóteles destacava a filosofia, entre as atividades racionais, como a mais importante. Desta forma, ele entendia a filosofia: *
A. Ele entendia a filosofia como a ciência cujo objetivo consistia em investigar os princípios mais gerais de tudo o que existia. Os homens filosofariam por causa da ignorância, buscando unicamente o conhecimento ou o saber.
B. Ele percebia a ciência como um conjunto de todas as coisas que existiam.
C. A Filosofia faz parte da existência humana.
D. Ele entendia a filosofia como a ciência cujo objetivo consistia em investigar os princípios mais gerais de tudo o que existia. Os homens filosofariam para se libertar da ignorância, buscando unicamente o conhecimento ou o saber.
E. A filosofia é um saber inerente a condição humana.

Respostas

respondido por: gcoutinho556
9

Ele entendia a filosofia como a ciência cujo objetivo consistia em investigar os princípios mais gerais de tudo o que existia. Os homens filosofariam por conta da ignorância, buscando unicamente o conhecimento ou o saber.

Perguntas similares