• Matéria: Português
  • Autor: mirilinda50
  • Perguntado 4 anos atrás

3. Por que essa crônica é considerada uma crônica argumentativa?​

Respostas

respondido por: rejanem869
0

Resposta:

Explicação:

A crônica argumentativa é um texto híbrido que busca apresentar reflexões e pontos de vista pessoais a respeito de temas ou situações cotidianas. Ela se inicia com a apresentação temática, desenvolve-se com o aprofundamento da argumentação e é concluída com um desfecho que reitera a opinião do autor. A temática abrange diferentes assuntos e a sua linguagem e estrutura são híbridas, de modo que podem apresentar aspectos mais teóricos, poéticos, políticos, humorísticos, dramáticos, etc.

Leia também: Crônica narrativa – gênero que conta histórias cotidianas de forma criativa

Passo a passo de como fazer uma crônica argumentativa

Para fazer uma crônica argumentativa, deve-se organizar alguns elementos prévios à escrita, como o contexto cotidiano ou o exemplo que vai ilustrar e inserir o tema, bem como o ponto de vista ou a reflexão que se deseja expressar.

Em seguida, decididos os exemplos e a mensagem que será expressada, pode-se iniciar o texto com a apresentação do tema. Tal apresentação pode conter uma pequena narrativa de alguma circunstância cotidiana, ou ainda citar algum outro texto como fonte inicial de reflexão, entre outras possibilidades, o importante é que o leitor adentre no universo do texto.

Posteriormente, aprofunda-se a argumentação do cronista, acrescentando exemplos, apontando reflexões, fazendo comparações, citando outros textos ou outras reflexões, aplicando justificativas ou outros recursos argumentativos. Por fim, conclui-se a crônica com um desfecho que evidencie a ideia que se buscou defender ao longo da crônica.

Perguntas similares