O direito romano é o conjunto de normas que regeram a sociedade romana desde as origens (segundo a tradição, Roma foi fundada em 753 a.C.) até o ano de 565 d.C., quando ocorreu a morte do imperador Justiniano. Nesse período de 12 (doze) séculos, o povo romano experimentou diferentes regimes políticos e diferentes fases do direito. As transformações políticas nem sempre são coincidentes com as jurídicas, razão pela qual o estudo é feito de forma separada. A respeito dessas informações, analise as afirmativas a seguir:
A história externa é aquela que analisa as instituições jurídico-políticas do Estado romano, o senado, as magistraturas, os comícios, as fontes de direito, a legislação, os usos e os costumes, a ciência dos jurisconsultos, vê, portanto, as instituições e os institutos jurídicos em bloco, através dos tempos. Isso porque A história interna é o estudo que procura conhecer cada instituto jurídico por si (casamento, contrato, adoção etc.), desde a sua formação, acompanhando-o em seu desenvolvimento posterior. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
e) As duas afirmações são falsas.
a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
c) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
d) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Respostas
Resposta:
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Explicação:
A primeira conceitua história externa e a segunda, história interna. Esta é o oposto da primeira, não seu complemento.
O direito romano representa o conjunto de normas que foram criadas com o intuito de reger a sociedade romana até o momento que ocorre a morte do imperador, as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira, letra B)
Direito romano – o que saber?
A jurisprudência romana representa o conjunto de normas, princípios e leis que foram utilizadas para manter o equilíbrio de a ordem no território de Roma e nos seus domínios.
A aplicação do direito romano vai desde a fundação da cidade até a morte do imperador, em 565 D.C., ao longo desse período, o meio jurídico era constituído por um forte sistema criado para influenciar culturas.
Saiba mais sobre o estado romano em: https://brainly.com.br/tarefa/1971301
#SPJ5