Em 2019, pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou um quadro de desigualdade considerável entre negros e brancos. Em 2018, 32,9% das pessoas que estavam abaixo da linha de pobreza eram pretas ou pardas, ao passo que 15,4% era de pessoas brancas. No que diz respeito ao mercado de trabalho, entre os que ocupavam cargo gerenciais, 29,9% eram pretos e pardos, enquanto que 68,6% eram brancos, de acordo com essa mesma pesquisa. Esses números se tornam ainda mais expressivos ao considerar que a população preta e parda equivale a 55,8% da população brasileira, de acordo com o IBGE. Diante disso, é preciso destacar que o racismo possui uma dimensão estrutural, isso quer dizer que ele é constitutivo do processo de modernização capitalista e, também, é intrínseco a todas as esferas sociais. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/jornal/o-caso-george-floyd-e-o-racismo-estrutural/>. Acesso em: 29 mai. 2020. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. O mito da democracia racial defendia a ideia de indistinção das raças e apelava para a importância do caráter mestiço da população, apregoando que não existia distinção entre raças, todavia a raça é sim um elemento de grande influência sobre os processos econômicos, políticos, sociais e culturais. PORQUE Existe uma forte relação estabelecida entre o lugar social ocupado pelos negros e a maneira como são tratados, vítimas de diversas formas de preconceito e práticas de discriminação, desde olhares desconfiados, ofensas e xingamentos, até casos de violências físicas e letais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são verdadeiras, e a II não é a justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
Alternativa 1: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
O mito da democracia racial afirma a não necessidades de políticas de igualdade entre as diferentes pessoas, dentro dessa teoria pessoas brancas e pessoas pretas teriam os mesmos direitos e deveres e que seriam tratados da mesma forma.
É uma ideia bonita, porém ainda não é uma realidade, os profundos aspectos históricos, econômicos e sociais fazem com que pessoas pretas já nascem em áreas mais pobres, com menos oportunidades e rodeadas de um racismo, velado ou não, que dificulta a sua ascensão social.
Assim sendo, ambas as afirmativas estão certas e reafirmam os problemas e as desigualdades raciais.
Mais: https://brainly.com.br/tarefa/10184685
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I. essa questão é a correta, já saiu o gabarito.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I. essa questão é a correta