A inimputabilidade tem na Constituição da República o sentido de exclusão das consequências jurídicas de natureza penal, prescrevendo a não aplicação do Direito Penal quando se verificar a prática de crimes ou contravenções penais por menores de dezoito anos. A Constituição Federal de 1988 veio para confirmar definitivamente a questão, ao dispor no art. 228, que “são penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial”.
Acerca do descrito acima, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Sempre deve-se levar em conta a idade do menor no momento que praticou o ato ilícito, independente do momento em que será punido.
( ) O Estatuto da Criança e do Adolescente não estabelece um sistema diferenciado da Legislação vigente para a apuração da conduta ilícita cometida por menores.
( ) A figura do ato infracional foi criada pelo legislador justamente para que o menor não deixe de receber a resposta do Estado pelo cometimento de conduta ilícita que atinjam bens jurídicos de terceiros, mas ao mesmo tempo tenha preservados seus direitos fundamentais e a sua condição de pessoa em desenvolvimento.
( ) O ato infracional não deve ser descrito como crime ou contravenção penal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
V, V, F, V.
b.
V, V, F, F.
c.
F, F, V, V.
d.
V, F, V, F. Correto
e.
F, V, V, F.
Respostas
respondido por:
11
Resposta: V, F, V, F. Correto
Explicação: ava
matheuswaldetario13:
correto
respondido por:
3
Resposta:
VFVF
Explicação:
AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás