Urgente, é para o meu simulado de Hoje!!!
Uma vela para Dario
Dario vem apressado, guarda-chuva no braço esquerdo. Assim que dobra a esquina, diminui o passo até parar, encosta-se à parede de uma casa [...]. Dois ou três passantes rodeiam-no e indagam se não está bem. Dario abre a boca, move os lábios, não se ouve resposta. O senhor gordo, de branco, diz que deve sofrer de ataque.
Ele reclina-se mais um pouco, estendido na calçada, e o cachimbo apagou. O rapaz de bigode pede aos outros que se afastem e o deixem respirar. Abre-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe tiram os sapatos, Dario ronca feio, bolhas de espuma surgem no canto da boca.
A velhinha de cabeça grisalha grita que ele está morrendo. Um grupo o arrasta para o táxi da esquina. Já no carro a metade do corpo, protesta o motorista: quem pagará a corrida? Concordam chamar a ambulância. Dario conduzido de volta e recostado à parede — não tem os sapatos nem o alfinete da pérola da gravata.
Alguém informa da farmácia na outra rua. Não carregam do mais, muito peso. É largado na porta de uma peixaria. [...]
Ocupado o café próximo pelas pessoas que apreciam o incidente e, agora, comendo e bebendo, gozam as delícias da noite. Dário fica torto como o deixaram, no degrau da peixaria, sem o relógio de pulso. [...]
A última boca repete — Ele morreu, ele morreu. A gente começa a se dispersar. Dario levou duas horas para morrer, ninguém acreditava que estivesse no fim. [...]
Fecham-se uma a uma as janelas e, três horas depois, lá está Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó. E o dedo sem a aliança. O toco de vela apaga-se às primeiras gotas da chuva, que volta a cair.
TREVISAN, Dalton. \"Uma vela para Dario\". In: Ítalo Moriconi (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p. 279-280.
Identificamos termo adverbial indicando circunstância de modo em:
A) "encosta-se à parede de uma casa."
B) "Ele reclina-se mais um pouco."
C) "Dario ronca feio."
D) "Dario levou duas horas para morrer."
E) "A cabeça agora na pedra."
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
C
Explicação:
O modo que Dario ronca é feio, por derivação imprópria o adjetivo FEIO se tornou advérbio.
matheuslouseiro15:
tem certeza?
respondido por:
0
Resposta:
C) "Dario ronca feio."
Explicação:
espero ter ajudado bons estudos!! <3
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás