Questão 1. Pesquise e transcreva um conceito para cada exemplo dos gêneros apresentados:
a)Gêneros narrativos
Romance:
Novela:
Conto
Crônica:
b) Gêneros poéticos
Soneto:
Elegia:
Odes
Canção
Gêneros dramáticos
Tragédia:
Comédia
Dramas histórico
Teatro de vanguarda
Respostas
Resposta:
a) Gêneros narrativos
Romance: Romance é um gênero textual que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa. ... Por tratar-se de uma narrativa, o romance possui uma ação, lugar onde ela ocorre, tempo em que ela acontece, personagens que a realizam, uma trama e um ponto de vista, isto é, a perspectiva do narrador.
Novela: é um gênero literário que consiste em uma narrativa de caráter breve, sendo, porém, considerado o gênero mediano entre o conto, de menor extensão, e o romance, de maior extensão.
Conto: O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão.
Crônica: é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia em uma narração curta e situa-se entre o jornalismo e a literatura.
b) Gêneros poéticos
Soneto: Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos). ... A palavra soneto (do italiano “sonetto”) significa pequeno som ao referir-se à sonoridade produzida pelos versos.
Elegia: A elegia é um gênero poético caracterizado mais pela temática do que por uma estrutura formal: tem como assuntos principais a tristeza dos amores interrompidos pela morte ou pela infidelidade. As primeiras elegias apresentavam uma métrica específica, com emprego de dísticos formados de versos hexâmetros.
Odes: Ode é uma composição poética do gênero lírico que se divide em estrofes simétricas. O termo tem origem no grego “odés” que significa “canto”. Na Grécia Antiga, "ode" era um poema sobre algo sublime composto para ser cantado individualmente ou em coro, e com acompanhamento musical.
Canção: A canção é uma composição musical para a voz humana, escrita, normalmente sobre um texto, e acompanhada por instrumentos musicais. As canções também são semelhantes das "cantigas" de amor, de amigo, de escárnio e maldizer.
c) Gêneros dramáticos
Tragédia: Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.
Comédia: A comédia teve origem na Grécia Antiga, é um gênero teatral que por meio de situações bem humoradas pretende provocar o riso. Muitas vezes é utilizada para fazer críticas sociais de forma engraçada. peça, ou simplesmente no fato de tudo dar errado para o personagem.
Dramas histórico: Ficção histórica ou drama histórico é um sub-gênero de ficção que retrata muitas vezes figuras ou eventos históricos. Género histórico mas ao mesmo tempo fictício, faz uma honesta tentativa de capturar o espírito, as condições sociais da pessoa ou da época, que representam a atenção ao pormenor e fidelidade.
Teatro de vanguarda: O vanguardismo – atitude iconoclasta que recusa o estabelecido – caracteriza-se pela experimentação incessante de novos conceitos e procedimentos, dele fazendo seu objetivo maior, intrometendo-se em todos os domínios cênicos, da encenação às temáticas, da dramaturgia à cenografia, da arquitetura à interpretação dos atores.