O texto apresenta informações sobre as primeiras práticas da agricultura no Brasil.
Próximo a Porto Velho, Rondônia, a floresta amazônica dá lugar a uma região de povoados e lavouras. [...] Muito antes disso, por volta de 9 mil anos atrás, ali já era um ponto de encontro de povos e de plantio de alimento, conforme revela artigo publicado este mês na revista PLOS ONE. “Nossos achados no sítio arqueológico de Teotônio estão entre os indícios mais antigos de plantio de feijão, abóbora e mandioca no Brasil” [...]. GUIMARÃES, Maria. Os primeiros agricultores na Amazônia. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2020.
Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que o desenvolvimento da agricultura, há aproximadamente 12 mil anos, contribuiu para:
a) a formação dos primeiros grupamentos nômades, compostos por caçadores e coletores.
b) a passagem do sedentarismo ao nomadismo humano, que era muito mais benéfico e seguro.
c) o início da Pedra Lascada, em que os caçadores e coletores começaram a confeccionar os primeiros artefatos de pedra.
d) o início do sedentarismo humano, com a plantação e o cultivo do próprio alimento.
e) todas estão incorretas.
Respostas
respondido por:
2
A agricultura foi se tornando uma das principais fontes de comida e de forma de viver dos povos pré-históricos, com ela os povos deixaram de ser nômades e tornaram-se sedentários, então, a alternativa D está correta.
Assim, podemos afirmar que o que fazia os nômades sempre está trocando de lugar é porque eles sempre procuravam um lugar bom e quando eles começaram a produzir seu próprio alimento eles decidiram parar e se estabilizar e ficam sedentários.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás