Respostas
Resposta:
O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais. Ela pode ser causada pela liberação de matéria e também de energia (luz, calor, som): os chamados poluentes.
Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização são alguns exemplos.
→ Consequências da poluição
Problemas neuropsíquicos e surdez;
Alterações drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, gerando impactos na cadeia trófica;
Morte de rios e lagos;
Efeito estufa;
Morte por asfixia;
Destruição da camada de ozônio;
Chuvas ácidas;
Inversão térmica;
Mutações genéticas;
Necrose de tecidos;
Propagação de doenças infecciosas, entre inúmeras outras.
→ Quando a poluição tornou-se mais intensa?
O marco desse problema foi a Revolução Industrial, que trouxe consigo a urbanização e a industrialização. Com a consolidação do capitalismo, propiciado por esse momento histórico, o incentivo à produção e acúmulo de riquezas, aliado à necessidade aparente de se adquirir produtos novos a todo o momento, fez com que a ideia de progresso surgisse ligada à exploração e destruição de recursos naturais.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como se não bastasse esse fato, a grande produção de lixo gerado por essa forma de consumo trouxe consequências sérias. A fome e a péssima qualidade de vida de alguns, em detrimento da riqueza de outros, mostram que nosso planeta realmente não está bem. Em um mundo onde a maior parte de lixo produzido é de origem orgânica, muitas pessoas têm como única fonte de alimento aquele oriundo de lixões a céu aberto.
→ Como podemos reverter esse quadro de poluição?
Assim, para garantir um futuro digno ao nosso planeta e, consequentemente, às gerações de populações vindouras, devemos repensar nossa forma de nos relacionar com o mundo. O simples fato de, por exemplo, evitarmos sacolas e materiais descartáveis feitos de plástico poderia ter impedido a formação da camada flutuante de 1000 km de extensão e 10 metros de profundidade que compromete a vida de organismos que têm o Oceano Pacífico como habitat.
Explicação:
Não achei os tipos em ingles mas espero que tenha ajudado.