1) Escrevam pelo menos o nome de quatro animais brasileiros ameaçados de extinção, fazendo uma descrição de suas características, se desejar podem anotar alguma curiosidade a respeito dos animais citados.
2)Diversas vezes associamos o ser humano ao responsável pela degradação do meio ambiente. No entanto, nós vivemos de modo relativamente sustentável ao longo de nossa própria história por muito mais tempo do que vivemos de forma predatória. Será que, na verdade, em vez de a culpa da extinção dessas espécies ser do homem, não é de nosso modo de vida?
Respostas
Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla): O tamanduá-bandeira é um animal que está classificado como vulnerável. Atualmente, a população de tamanduás-bandeira está diminuindo.
Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii): A ararinha-azul está classificada como possivelmente extinta na natureza. Atualmente, existem exemplares dessas aves criados em cativeiro.
Onça-pintada (Panthera onca): A onça-pintada está classificada como quase ameaçada de extinção. Atualmente, observa-se um decréscimo nas populações desses animais.
Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus): O tatu-bola, atualmente, está classificado como vulnerável. Sua população também apresenta uma tendência de diminuição.
Resposta:
1) Ararajuba - ave verde e amarela, que existe somente na Amazônia
Lobo Guará - podendo medir até um metro de altura e pesar 30kg, é o maior canídeo da America do Sul, com pelagem laranja-avermelhada e preta na região das patas, cabeça pequena e orelhas grandes
Gato-maracajá - tem a cauda mais longa que seus membros posteriores e manchas sob a forma de rosetas com uma região central amarela por todo o corpo
Jacutinga - ave de médio porte com penas pretas e brancas e barbela vermelha e azul.
2) Sim e não. Por causa de nosso modo de viver utilizando recursos da natureza, como rios para a criação de hidrelétricas e a expansão urbana, os habitats dos animais estão diminuindo drasticamente contudo, a caça não autorizada para divertimento próprio ou para tráfico está diminuindo ainda mais os números dessas espécies.