Urgente!!
1 - Qual a relação entre ciência e filosofia na Grécia Antiga?
2 - Quais as principais contribuições da ciência na modernidade?
3 - Pesquise 3 notícias relacionadas ao negacionismo científico e faça uma análise de cada uma delas com base nos estudos sobre a ciência na modernidade e sobre filosofia da ciência. *
Respostas
Explicação:
1-Foi no Período Clássico da Grécia Antiga, entre os séculos VI e IV a.C., que a ciência se desenvolveu. A filosofia, considerada a base de todas as ciências, a história, e a medicina foram áreas de uma proeminente produção no período.
2-Foram vários os filósofos que contribuíram significativamente no período da ciência moderna, a saber: Galileu, Kepler, Descartes, Bacon e muitos outros. O filósofo Francis Bacon (1561-1626) sustentava o pensamento que os filósofos naturais deveriam desenvolver novas práticas e novas políticas.
3-Onegacionismo científico e obscurantismo intelectual do governo federal tiveram ao menos um efeito colateral positivo: um despertar da comunidade científica para a importância da comunicação com a sociedade. É notável o aumento da participação de pesquisadores, médicos e acadêmicos na divulgação da ciência e no combate às fake news no decorrer da pandemia, tanto pelos meios tradicionais de comunicação (servindo como fontes de informações confiáveis para a imprensa, por exemplo), quanto por iniciativas pessoais nas redes sociais.
A negligência no combate à pandemia, a negação das vacinas e a insistência na promoção de tratamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 suscitaram um verdadeiro levante de pesquisadores e entidades científicas contra a praga da desinformação que se alastra com consequências cada vez mais nefastas pelas mídias digitais. Na ausência de uma campanha oficial de esclarecimento e incentivo à vacinação por parte das autoridades, diversas universidades, organizações e entidades médico-científicos lançaram campanhas próprias sobre o tema nesta semana — num embate semelhante ao que já vem sendo travado desde 2019 na área ambiental, frente à negação sistemática de dados científicos sobre desmatamento e queimadas por parte do governo federal.