O artista paulistano Edurado Srur (1974) dedica-se a fazer interversões urbana desde que ano?
Respostas
7 intervenções urbanas do artista brasileiro Eduardo Srur
Conheça mais sobre o trabalho do artista engajado
11 de janeiro de 2016
7 intervenções urbanas de Eduardo Srur
Imagine a cena: você está andando na rua e é surpreendido por uma estátua vestida com um colete salva-vidas. Ou ainda: passando por uma ponte, surge uma carruagem imperial pregada em seu mastro. Bom, você acabou de se deparar com uma intervenção urbana.
Essas manifestações artísticas a céu aberto são uma forma de entretenimento (e reflexão) acessível e muito estimulante, pois, por estarem livres a qualquer pessoa que passar, podem despertar sentidos, sensações e interpretações diferentes.
Com tamanha diversidade do público, muitos artistas interventores possuem um caráter mais engajado, produzindo obras que tratam de questões sociais, ambientais e políticas.
Eduardo Srur veste monumentos com coletes salva-vidasvia UOL Entretenimento
Eduardo Srur veste monumentos de São Paulo com coletes salva-vidas
Um deles é Eduardo Srur, artista plástico paulistano que começou na pintura e ganhou destaque com suas intervenções urbanas de cunho ecológico e social. Ele retrata questões ambientais e do cotidiano nas metrópoles tentando aproximar a arte da vida das pessoas:
“Eu trabalho com a alteração da paisagem urbana e me interessa o resultado que vai ter no espectador. Desenvolvo meu trabalho pensando na reação do outro, como ele vai reagir… Quero tirá-lo de uma anestesia e fazê-lo refletir, pensar.” (via Saraiva Conteúdo)
Com uma obra que promove um novo olhar do público para questões como poluição, desmatamento e desigualdade, ele se tornou reconhecido no cenário artístico brasileiro e fundou em 2005 aATTACK Intervenções Urbanas, empresa especializada em produzir peças para o espaço urbano que atende grandes marcas em campanhas, especialmente de conscientização.
O bim.bon é fã da obra do Eduardo e, por isso, reunimos sete de suas intervenções urbanas mais incríveis pelo país.