Respostas
Resposta:
As vacinas são utilizadas para induzir imunidade a vírus e bactérias causadores de algumas doenças, já que estimula o organismo a produzir anticorpos contra essas doenças.
Os anticorpos são criados naturalmente (i.e., sem a vacina) pelo nosso corpo quando somos infectados e ficamos doentes – para isso, a pessoa deve ter um sistema imune preservado. Porém, muitas pessoas podem ter a vida em risco se precisarem ser expostas à doença para adquirirem imunidade natural.
O estímulo para produção de anticorpos pela vacina ocorre pela apresentação ao nosso corpo do vírus ou da bactéria, mas de uma maneira que o vacinado não adoece e, ainda assim, adquire imunidade.
Para isso, existem diversos tipos de vacina. Cada um apresenta de forma diferente o microorganismo ao corpo humano, mas o resultado sempre será o mesmo: imunidade.
vacina atenuada: apresenta o vírus ou bactéria enfraquecidos;
vacina inativada: contém vírus ou bactéria inativados;
vacina com toxóides: apresenta uma versão enfraquecida da toxina produzida pela bactéria;
vacinas com subunidades: apresenta apenas partes de vírus ou bactérias;
A vacina ajuda o organismo a ter uma defesa melhor contra a infecção e poupa as pessoas das complicações da doença. Crianças e idosos são os mais propensos a essas complicações, por isso é muito importante vaciná-los!
Resposta:
O que as vacinas fazem é se passarem por agentes infecciosos de forma a estimular a produção de nossas defesas, por meio de anticorpos específicos contra o “inimigo”. Assim, elas ensinam o nosso organismo a se defender de forma eficaz