Para o racionalismo, a fonte do conhecimento verdadeiro é a razão operando por si mesma, sem o auxílio da experiência sensível e controlando a própria experiência sensível. (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000, p. 146.) De acordo com o texto, para Descartes o conhecimento verdadeiro era *
a) adquirido por meio dos sentidos, tendo como fundamento a experiência sensível como fonte da verdade.
b) científico e seguro quando baseado em leis empíricas por meio de demonstrações.
c) fruto de ideias inatas do intelecto, originadas na própria razão humana, alertando que os sentidos não eram uma via segura para conhecer a realidade.
d) produzido a partir dos modos ou qualidades dos objetos sensíveis transmitidos à mente, como resultados da experiência.
e) produzido a partir de fenômenos, ou seja, das coisas “moldadas” por categorias cognitivas, as formas puras da sensibilidade e do entendimento.
Respostas
respondido por:
3
Boa tarde.
A resposta mais coerente seria a letra C
- c) fruto de ideias inatas do intelecto, originadas na própria razão humana, alertando que os sentidos não eram uma via segura para conhecer a realidade.
Como demonstrado no texto, Descartes acreditava em uma filosofia derivada da razão, ou seja, da inteligência humana. Nesse sentido, ele afirma que a verdade não necessariamente precisa ser provada pela experiência, ou como citado no texto, pelos sentidos.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás