Respostas
Resposta:
caso das pessoas que não podem sair de casa, família pode (e deve) pedir ao sacerdote que venha fazer uma visita. No caso de doença, especialmente se é grave, é uma obrigação da família pedir o sacramento da cura, que é a unção dos enfermos.
Muita gente pensa que a unção dos enfermos é só pra quem vai morrer, ou que apressa ou provoca a morte. A verdade é exatamente o contrário: “alguém entre vós está enfermo? Chame os sacerdotes, e estes orem por ele e ungindo-o com óleo. A oração da fé salvará o doente, e será curado. Se tiver pecados, serão perdoados. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serem curados” (Tg 5,14-15).
Se a pessoa não puder mais falar, mas ainda estiver consciente, a confissão por questionário é válida. O sacerdote pergunta “tens esse tipo de pecado? E aquele? Etc.” e a pessoa responder que sim ou que não com a cabeça ou qualquer outro sinal. Em casos gravíssimos ou urgentíssimos, o sacerdote pode apenas perguntar: lembra-te dos teus pecados. Te arrependes de todos eles? (Sim). Renegas aos teus pecados? (Sim). Renegas a Satanás? (Sim). Renegas a suas tentações e suas pompas? (Sim). Etc. Havendo sinceridade, a absolvição é válida.