• Matéria: História
  • Autor: vivianacorrea424400
  • Perguntado 4 anos atrás

1. A reestruturação produtiva diz respeito a um conjunto de transformações, tendo como plano de fundo as mudanças societárias no contexto capitalista, as
quais impactam o mundo do trabalho.
Sobre a reestruturação produtiva, é correto afirmar:
O A. Trouxe uma série de consequências para o trabalho, entre elas o aumento dos postos de trabalho, especialmente para mulheres e idosos.
B. Impactou positivamente no trabalho devido ao fenômeno do desemprego estrutural, o qual permitiu maior rotatividade dos trabalhadores.
O C. Trouxe uma série de consequências para o trabalho, como oadvento de novas tecnologias na produção, adoção de novos padrões de produção (modelo
toyotista) e maior flexibilização das condições de trabalho, além de novas exigências de qualificação e efeitos sob a subjetividade dos trabalhadores.
D. No Brasil, a reestruturação produtiva não foi implementada, portanto, suas consequências não são percebidas no pais.
E. A reestruturação produtiva contribuiu para o fortalecimento da ação sindical e o aumento dos movimentos sociais ligados aos direitos da classe
trabalhadora.
POR
17811
<
TE
ובהרהור יהודה​

Respostas

respondido por: elaine1706
4

Resposta:

C.  

Trouxe uma série de consequências para o trabalho, como oadvento de novas tecnologias na produção, adoção de novos padrões de produção (modelo toyotista) e maior flexibilização das condições de trabalho, além de novas exigências de qualificação e efeitos sob a subjetividade dos trabalhadores.

Explicação:

A reestruturação produtivatrouxe uma série de consequências para o trabalho, entre elas, oadvento de novas tecnologias na produção, a adoção de novos padrões de produção (modelo toyotista) e maior flexibilização das condições de trabalho, além de novas exigências de qualificação para os trabalhadores e efeitos diversos sob a subjetividade destes. Trata-se de um processo caracterizado pelo aumento do ingresso de novos trabalhadores, como as mulheres, por exemplo, e pela dificuldade imposta aos trabalhadores considerados velhos e novos demais para o mercado, contribuindo para a exclusão de idosos deste. Outra característica desse processo é o fenômeno do desemprego estrutural, o qual é ocasionado quando o número de trabalhadores que o mercado pode contratar é menor que o contingente de trabalhadores disponíveis, o que em nada tem a ver com rotatividade de trabalhadores circulando pelo mercado. A reestruturação produtiva no país foi implementada tardiamente, mas seus efeitos foram intensos, inclusive no que se refere ao enfraquecimento da ação sindical e movimentos sociais ligados à renvindicação de direitos da classe trabalhadora.

Perguntas similares