1- Faça uma pesquisa na internet sobre o Ramadã e copie em seu
caderno, apontando seu significado, a duração, suas principais
tradições e rituais. (mínimo 12 linhas).
Alguém poderia me ajudar? EU DOU 1,00 REAL
Respostas
Resposta:
Ramadã,é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islão.A palavra Ramadã encontra-se relacionada com a palavra árabe ramida, “ser ardente”, possivelmente pelo fato de o Islão ter celebrado este jejum pela primeira vez no período mais quente do ano. É um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, frequência da oração na mesquita, correção pessoal e autodomínio.É o nono mês do calendário islâmico. Uma vez que o calendário islâmico é lunar, o Ramadão não é celebrado todos os anos na mesma data, podendo passar por todos os meses e estações do ano, conforme a progressão dos anos, porém sua duração é entre 29 e 30 dias.
O mês inicia-se com a aparição da lua no final do mês de Shaban (oitavo mês no calendário lunar islâmico).
Boa noite! Espero que isso te ajude!
O que é o Ramadã?
O Ramadã, também escrito como Ramadan, é o nono mês do calendário islâmico, que se baseia nos ciclos lunares e possui 354 ou 355 dias. Esse é um mês sagrado para os muçulmanos, pois, na religião islâmica, foi o momento em que o arcanjo Gabriel desceu do céu com a mensagem de Allah para Muhammad (Maomé): o Alcorão.
Duração:
O início do Ramadã é determinado por meio de cálculos ou de observação astronômica. O marco para o fim do Shaaban (oitavo mês do calendário islâmico) é o aparecimento da Lua crescente. No 29º dia desse mês, a Lua crescente é procurada no céu, e, se avistada, o Ramadã inicia-se no dia seguinte.
Caso a Lua não seja avistada e os cálculos não apontem o início dela, o dia seguinte será o 30º dia do Shaaban, e, assim, o Ramadã se iniciará depois que ele se encerrar. Esse processo também é usado para definir o fim do Ramadã e o início de Shawwal, o décimo mês do calendário islâmico.
Esse processo deve ser realizado com bastante atenção porque o aparecimento da Lua crescente é um fenômeno que acontece por aproximadamente 20 minutos. No ano de 2021, o Ramadã se estenderá de 13 de abril ao 12 de maio. Por ser uma celebração baseada em um calendário com duração menor que o calendário gregoriano, isso significa que, em cada ano, a celebração ocorre em um período diferente. O Ramadã se estende por 29 ou 30 dias.
Principais tradições e rituais:
Ao longo desse período, os muçulmanos devem realizar um jejum (sawm) como celebração à revelação do Alcorão ao profeta Muhammad. O jejum é uma prática obrigatória e deve ser realizado nascer do Sol até o momento em que o astro se põe. Nesse ínterim, os muçulmanos devem se abster de todo o tipo de comida e bebida (incluindo água), de atividades sexuais e de atividades pecaminosas, como proferir palavras grosseiras. Mas, pessoas doentes, idosos, crianças, mulheres grávidas, em amamentação ou menstruadas e pessoas em viagem não são obrigados a jejuar.
Durante o Ramadã, também são reforçadas as práticas de caridade, outro dos pilares do islamismo. Os muçulmanos também evitam brigas, desentendimentos e todo tipo de mentira.
O dia de um muçulmano durante o Ramadã se inicia cedo, pois, por volta das quatro horas da madrugada, acontece a Suhur, a primeira refeição do dia. Logo em seguida, ocorre a Fajr, a primeira oração do dia. Depois que o Sol se põe, os muçulmanos realizam a Magrib, uma oração, e o Iftar, a refeição da noite e que é tida como um momento de comunhão das pessoas. Um alimento muito importante ao longo do período do Ramadã são as tâmaras.
É muito comum também que, ao longo do dia, as pessoas se reúnam nas mesquitas para fazer as suas orações diárias. Além disso, as pessoas tendem a aumentar a sua devoção nos 10 dias finais do Ramadã, pois acredita-se que a revelação do Alcorão para Muhammad aconteceu nos últimos 10 dias desse mês.
O Ramadã é encerrado por uma celebração conhecida como Eid al-Fitr, que pode ser traduzido como “festival de quebra de jejum”. Nesse festival são feitas celebrações que se estendem por três dias e em que há muita comida. Esses três dias são entendidos como feriado em muitos países muçulmanos, e neles é muito comum que as pessoas troquem presentes entre si.