• Matéria: Sociologia
  • Autor: uptutoriais198
  • Perguntado 4 anos atrás

O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.

VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).

O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)

a) participação direta periódica do cidadão.

b) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.

c) interlocução entre os poderes governamentais.

d) eleição de lideranças políticas com mandatos temporários.

e) controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.





JUSTIFICATIVA DA QUESTÃO






marcellymm444: 1) b
marcellymm444: 2) b
marcellymm444: 2) d*

Respostas

respondido por: clarivlogs12
91

A resposta é a LETRA B

respondido por: JoaninhaBonitinha
29

Alternativa correta: B) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.

O Pensamento de Habermas é marcado pela chamada democracia deliberativa. Nela, o debate livre e racional entre cidadãos e Estado estabeleceria as bases necessárias para a participação e a cidadania.

As outras alternativas estão erradas porque:

A) A participação do cidadão é uma preocupação no que diz respeito à legitimação do Estado. Entretanto, para o autor, essa participação é contínua, não acontece em períodos específicos.

C) Para Habermas, a democracia é pautada no poder do povo através da deliberação coletiva em todas as decisões do Estado. Assim, não tem como base a interlocução entre os poderes do governo.

D) Habermas propõe que o amplo debate seja realizado publicamente, e não como reforço da democracia representativa, em que somente os políticos eleitos são os responsáveis por defender os interesses de seus eleitores.

E) O autor propõe o esclarecimento dos cidadãos para que todos possam agir criticamente e não uma sofocracia (governo dos mais sábios).

Perguntas similares