• Matéria: Filosofia
  • Autor: kakaejuju
  • Perguntado 4 anos atrás

por favor é urgente

A proposição de Tales de que a água é o absoluto ou, como diziam os antigos, o princípio, é filosófica: com ela, a filosofia começa porque, através dela, chega à consciência de que o um é a essência, o verdadeiro, o único que é em si e para si. Começa aqui um distanciar-se daquilo que é em nossa percepção sensível; um afastar-se deste ente imediato - um recuar diante dele. Os gregos consideraram o sol, as montanhas, os rios, etc., como forças autônomas, honrando-os como deuses, elevados pela fantasia a seres ativos, móveis, conscientes, dotados de vontade. Isto gera em nós a representação da pura criação pela fantasia — animação infinita e universal, figuração, sem unidade simples. Com essa proposição está aquietada a imaginação selvagem, infinitamente colorida, de Homero; dissociar-se de uma infinidade de princípios, toda esta representação de que um objeto singular é algo que verdadeiramente subsiste para si, que é uma força para si, autônoma e acima das outras, é sobres sumida e assim está posto que só há um universal, o universal ser em si e para si, a intuição simples e sem fantasia, o pensamento deque apenas um é. Este universal está, ao mesmo tempo, em relação com o singular, com a aparição, com a existência do mundo.(Hegel)Não se trata de contrapor os gregos aos outros povos, como se fossem destituídos de racionalidade. Mas diante do real, os gregos não se limitaram a uma atividade prática ou a um comportamento religioso; ao lado disso, souberam assumir um comportamento propriamente filosófico: a pergunta filosófica exige uma postura mais puramente intelectual.(Gerd A. Bornheim) Considerando os textos acima, que tratam do surgimento da filosofia e do primeiro filósofo grego, Tales de Mileto. Explique esse pensamento de Hegel.

Respostas

respondido por: taissaguimaraes
11

Resposta:

A filosofia da história, ao contrário, trata os acontecimentos factuais como meras manifestações de um princípio interno e mais profundo em processo de desenvolvimento. Este princípio, para Hegel, é nada mais que a Idéia de liberdade em busca de sua realização no tempo.

Explicação:

Hegel pensava que a consciência deveria passar por uma série de desenvolvimentos para superar as contradições percebidas em conceitos que seriam aparentemente opostos; buscou uma interpretação racional da multiplicidade sensível, tentando enxergar no finito o que havia de absoluto.

espero estar certo e que eu te ajudee!!

se achar que eu mereço coloca como melhor resposta por favor


taissaguimaraes: pressiona ai a resposta kk
taissaguimaraes: eu também não sei,é que nunca fiz pergunta
kakaejuju: vou tentar aqui
taissaguimaraes: ta bom,se você não conseguir tudo bem rs,obrigada mesmo assim!!vou ver se consigo responder as outras perguntas que vc mandou
kakaejuju: okk vou tentando aqui
taissaguimaraes: taa kk
kakaejuju: desculpas nao consigo da como melhor resposta nao aparece :/ uma pessoa disse que nem sempre aparece e tals
kakaejuju: mil desculpas
taissaguimaraes: tudo bem não faz mal obrigada mesmo assim ,foi um prazer te ajudar
kakaejuju: obgg :)
Perguntas similares