Leia a resenha de uma obra.
Uma história verídica que emociona.
‘O Diário de Anne Frank’, publicado originalmente em 1947, se tornou um dos relatos mais impressionantes das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A força da narrativa desta adolescente — que mesmo com sua pouca experiência de vida foi capaz de escrever um testemunho de humanidade e tolerância — a tornaria uma das figuras mais conhecidas do século XX. Agora, seis décadas após ter sido escrito, o diário é finalmente publicado na íntegra. A nova edição traz um caderno de fotos, além de vários trechos inéditos. Acresce também que o livro reconstrói os tensos anos em que a família Frank viveu em Frankfurt, em clima de total antissemitismo, a fuga da Alemanha e a vida no esconderijo, em Amsterdam. Com fotos e cartas inéditas obtidas junto a parentes e amigos, esta edição finalmente revela mais sobre a jovem Anne Frank, sobre sua família, o ambiente social em que ela cresceu, sua vida antes e depois da fuga e sobre seus últimos setes meses de vida — depois de ter sido traída, capturada pelos nazistas e enviada a um campo de concentração. Conhecido em todo o mundo através do teatro, adaptações para televisão e traduções, ‘O Diário de Anne Frank’, incrível documento humano, continua a chocar e a emocionar. Ele assinala passagens de uma vida insólita, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a nobreza fora do comum de um espírito amadurecido no sofrimento. Portanto, ‘O Diário de Anne Frank’ é um retrato da menina por trás do mito. Um livro que aprofunda e aumenta nossa compreensão da vida e da personalidade de um dos fortes símbolos da luta contra a opressão e a injustiça. Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que barbaridades dessa natureza voltem a acontecer neste mundo.
1. O texto é considerado uma resenha porque
(A) apresenta apenas alguns trechos da obra sem nenhuma avaliação do resenhista
(B) apresenta autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha
(C) apresenta o resumo completo da obra
(D) apresenta diferente desfecho e comparações com outras obras.
2. Por que a obra resenhada foi de grande relevância social?
3. Explique o motivo pelo qual o livro reconstrói os tensos anos em que a família Frank viveu em Frankfurt?
4. O seguinte trecho apresenta uma avaliação positiva ou negativa da obra resenhada?
“(....) incrível documento humano, continua a chocar e a emocionar.”
5. As expressões destacadas funcionam como elementos coesivos e expressam qual ideia?
“Agora, seis décadas após ter sido escrito, o diário é finalmente publicado na íntegra.”
6. As anotações/relatos de Ane em seu diário também foram considerados documentos históricos importantes? Explique.
7. O trecho abaixo pode ser relacionado com os cenários de isolamento social que os adolescentes vivem?
“A força da narrativa desta adolescente — que mesmo com sua pouca experiência de vida foi capaz de escrever um testemunho de humanidade e tolerância — a tornaria uma das figuras mais conhecidas do século XX.”
8. Qual conectivo introduz o último parágrafo? O que ele expressa no texto?
9. O segundo parágrafo é iniciado com uma expressão que funciona como conectivo? Qual sentido expressa?
10. Que outros tipos de objetos podem ser resenhados e quais são os veículos de divulgação/publicação?
11. Identifique os verbos e pronomes. Essa resenha foi escrita em qual pessoa gramatical? Por que o resenhista
usou esse recurso linguístico?
12. Veja o modelo de quadro sinóptico e construa um a partir da resenha lida “Uma história verídica que emociona”. Apresente uma sequência de palavras ou expressões que representem a avaliação do resenhista, trechos da obra, datas importantes, personagem principal, clímax e contexto histórico (muito importante nessa resenha). Modelo feito por um estudante do Ensino Fundamental (9º ano) – O trabalho está exposto na íntegra.
Respostas
Resposta:
a 1 e a letra b
a 2: é porque um relatoveridico e bem informado
sobre as atrocidades e horrores daquele tempo
a 4 é: apresenta uma avaliação positiva.
a 5 é: agora :continuação
finalmente:conclusao
Resposta:
1-B
2-E a vida durante o isolamento social,a diferença é que não estamos sofrendo horrores,e a semelhança é que muita gente está sofrendo e passando necessidade
3-A obra reconstrói momentos de terror e perseguição vividos pela família e relata a fuga para a Alemanha,a vida no esconderijo em Amsterdam,onde ficaram 7 meses.
4-Positiva,pois a obra apresenta momentos marcantes da perseguição aos judeus
5-Ideia de tempo momento em que acontece.
6-Sim porque são fatos históricos e verídicos.
7-Sim,os adolescentes não podem sair com amigos,por causa da pandemia,ou seja,ter uma vida normal ainda,por conta do isolamento.
Explicação:
espero ter ajudado as outras eu não sei dcp