• Matéria: História
  • Autor: gilvannas238
  • Perguntado 4 anos atrás

1) “A propaganda do Estado Novo, no entanto, elaborava um discurso em que o migrante estaria protegido pela ação governamental. Mais do que migrantes, seriam soldados na batalha da produção. E além de soldados, teriam a chance de refazer suas vidas numa região para a qual se antevia um futuro promissor” (GUILLEN, Isabel C. Martins “A batalha da Borracha: política e migração nordestina para a Amazônia durante o Estado Novo” IN: Revista de Sociologia e Política. N.9, 1997, p. 98)Sobre a temática é correto afirmar que:
1 ponto

A) Os ideólogos do Estado Novo tentavam imprimir uma imagem de futuro à Amazônia com o trabalho de migrantes norte-americanos.

B) Na arregimentação para o trabalho, a estratégia governamental era apresentar ao migrante as reais condições de vida e trabalho nos seringais e estimulá-lo à contribuir para o desenvolvimento necessário da região amazônica.

C) Ser soldado da borracha representava alistamento direto às tropas, e estar no front, não era se revezar entre de guerra e extração do látex.

D) Nas propagandas de chances de vida melhor, o governo apresentava aos migrantes uma proposta racional ocupação da terra na região amazônica.

E) Salário fixo, remuneração às famílias que ficaram e manutenção do sistema de aviamento eram algumas ações de proteção governamental presentes na propaganda oficial varguista.​

Respostas

respondido por: climzs10
12

Resposta:

D - Nas propagandas de chances de vida melhor, o governo apresentava aos migrantes uma proposta racional ocupação da terra na região amazônica.

Explicação:

Esta  questão  respaldava-se  nos  projetos  de colonização agrícolas  que seriam implantados no Maranhão, Amazonas e Pará. Não é possível, pois, dissociar a migração do chamariz pela terra. Para os ideólogos do Estado Novo, tratava-se de  apre­sentar projetos  “racionais” de  ocupação  da terra, ordenados  e  sob  controle  do  Estado,  ao  mesmo tempo em que a propaganda liberava mão-de-obra para  os  seringais.  Para o  migrante,  era-lhe posto no horizonte a possibilidade de conseguir a repro­dução  da  condição  camponesa,  com  a  aquisição de uma pequena propriedade numa terra  que  era apresentada  como  sendo  de  eterna fartura.

Espero ter ajudado! Se puder classificar como melhor resposta, eu agradeceria!

Perguntas similares